​Agente da Unidade de Saúde do Panatis promove atividade de Tai chi chuan‏

Além das aulas, é feito a verificação da pressão arterial e orientação sobre a necessidade da realização de preventivo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A agente comunitária de saúde da Unidade de Saúde de Panatis, Luna Mar Morais, orienta todas as terças e quintas, a partir das 8h, o Grupo Apoio Vida e Alegria (GAVA) em atividades integrativas de saúde e dentre elas o Tai chi chuan, atividade da qual ela é praticante há quatro anos.

Orientada por um profissional de Educação Física, Luna diz que teve a iniciativa quando começou a sentir os benefícios da prática de Tai chi chuan e resolveu repassar o aprendizado para um grupo que hoje conta com aproximadamente 50 integrantes, desde crianças a uma senhora de 86 anos, a mais experiente do grupo. As aulas duram de 40 a 45 minutos.

Além das aulas, Luna faz a verificação da pressão arterial nas quintas-feiras e orienta as participantes sobre a necessidade da realização de preventivo e dos cuidados com a saúde.

“Como é uma atividade que não tem contra indicação, e é indicada para pessoas de zero a 100 anos, resolvi trazer para o grupo acompanhado por atividades integrativas como dinâmicas e passeios. Já participamos do Barco Chama Maré e do Trem do forró e inclusive o médico começou a indicar as atividades para pessoas que precisavam tomar ansiolíticos”, disse Luna.

Os resultados trazidos pelo depoimento das participantes garantem, desde a melhoria do sono e abandono de remédios para dormir, até a melhoria da vida sexual, além de melhorar a elasticidade do corpo que facilita atividades do dia-a-dia como a de amarrar os cadarços dos sapatos. Luna diz se sentir feliz e realizada na condução desse trabalho de prevenção. “As pessoas pensam que eu estou fazendo bem a elas, mas elas que fazem um bem enorme a mim”, garantiu a profissional.​

Compartilhar:
    Publicidade