Câmara ardente

Nelson Motta Colunista d’O Estadão Entre os novos e honestos que entrarão na Casa, vários vão se corromper, mas quem…

Nelson Motta

Colunista d’O Estadão

Entre os novos e honestos que entrarão na Casa, vários vão se corromper, mas quem acredita que algum dos velhos picaretas já instalados vai se regenerar?

A Câmara dos Deputados vai abrir concorrência para escolher uma agência de propaganda para identificar as causas do desgaste de sua imagem e melhorá-la com uma campanha publicitária de 10 milhões de reais. No país da piada pronta, seria só mais uma, se não fôssemos nós a pagar a conta desse deboche com o contribuinte e afronta à inteligência alheia. Nem 100 milhões de reais e Nizan Guanaes, Washington Olivetto e Duda Mendonça juntos fariam o milagre: a própria ideia da campanha suja ainda mais a imagem da Casa.

Logo em seguida ao anúncio ultrajante, como uma irônica resposta da realidade, foram ao ar o voo de 100 mil reais que um doleiro preso pela PF pagou para o então vice-presidente da Câmara, André Vargas, e as relações perigosas entre os dois. Apavorados com a contaminação, o Planalto, Lula e o PT já jogaram Vargas ao mar, outros partidos temem novos nomes, a manada entrou em pânico diante do perigo iminente. As eleições vêm aí e agora as cassações são por voto aberto. Quem condenará quem?

As ações e omissões de cada um numa eventual CPI-bomba, com televisão ao vivo, vão ser mais convincentes, para o bem e para o mal, do que qualquer campanha publicitária. O público acaba percebendo o que eles tentam esconder e as manobras para diluir as culpas, que, no fim, atingem toda a instituição. Mas terminar em pizza no meio da campanha vai ter um preço salgado para todos.

No que se refere, como diz a Dilma, à Câmara, a única certeza é a de Ulysses Guimarães: a próxima será pior. A matemática é triste: entre os novos e honestos que entrarão, vários vão se corromper pelo poder, pelos privilégios e pela vaidade, mas quem acredita que algum dos velhos picaretas já instalados vai se regenerar? Não por acaso, André Vargas estava se preparando para tomar a presidência da Câmara, o ex-presidente João Paulo Cunha está preso, e o próximo pode ser o deputado Eduardo Cunha.

Nossos 10 milhões de reais só vão melhorar a vida da agência de publicidade e piorar ainda mais a imagem da Câmara. Mas eles não ligam, repetem para nós o que o doleiro Youssef digitou a André Vargas: kkkkk. (Texto publicado n’O Estadão 11/04/2014)

ALTERNATIVA

O vereador Hugo Manso pode ser a alternativa do PT para a disputa de deputado federal. Com a pressão do PSD para firmar coligação proporcional com os petistas, a sigla pode voltar atrás e manter Fernando Mineiro na corrida pela Assembleia Legislativa. A estratégia seria para garantir ao menos uma das vagas no parlamento potiguar. Enquanto isso, o vereador iria à luta na busca pelos votos deixados por Fátima, mas sem risco de ficar sem mandato, já que estará na Câmara Municipal até 2016.

BANDEIRA DO PSOL

O professor da UFRN Robério Paulino está definido como o candidato do Psol a governador nas eleições deste ano. O socialista, que também disputou a Prefeitura do Natal em 2012, será responsável por, mais uma vez, levantar a bandeira do partido na disputa eleitoral.

TRAVADO

A corrida contra o tempo nas obras de mobilidade da Prefeitura de Natal são visíveis. Na intervenção realizada na Prudente de Morais, não há mais nem a preocupação quanto a possíveis acidentes, já que os veículos estão transitando a poucos metros de guindastes gigantes, utilizados no projeto. No lado da BR-101, quando se imaginava que a via seria liberada, eis que agora a interdição é na faixa da direita.

SAÚDE

É difícil de entender, até agora, as mudanças realizadas pela Secretaria Estadual de Saúde Pública. Por mais correto que seja melhorar os atendimentos nos maiores hospitais do Estado, chega a ser absurda a decisão de abandonar serviços históricos oferecidos, principalmente em Natal, como é o caso do Leide Morais, no Alecrim.

DESCASO

Leitor deste bravo vespertino telefonou para a redação do JH denunciando o corte da internet no posto de saúde do Conjunto Santarém, zona Norte de Natal. Sem o sitema em funcionamento, o local está impossibilitado de marcar consultas há vários dias. O que é que está havendo?

É FESTA

Os amigos do vereador Luiz Almir vão homenageá-lo na comemoração dos seus 62 anos de vida, com uma grande festa na Redinha, por trás do Largo do Buiú, das 11h às 17h, no próximo dia 20. Diante de alguns problemas de saúde, Luiz Almir chegou a anunciar que faria somente uma seresta no Panatis, mas sua recuperação nos últimos dias o fez retomar o projeto inicial e, mais uma vez, reunirá milhares de pessoas em torno de mais um ano de vida.

EXEMPLO

O deputado estadual Walter Alves (PMDB) apresentou projeto de Lei na Assembleia Legislativa que prevê o benefício da meia entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer e entretenimento as pessoas que seja doadoras de sangue. A iniciativa exemplar também ocorreu na Bahia. O objetivo é aumentar os estoques de sangue nos bancos do Estado.

FILA DE ESPERA

De acordo com a Unidade de Gerência de Vagas do Hospital Walfredo Gurgel mais de 80 pacientes esperam por cirurgias ortopédicas na unidade e outros 100 aguardam em casa ou na penitenciária (no caso dos apenados) para fazer o procedimento. O problema é um velho conhecido da população potiguar, embora o governo tenha tentado reduzir as notícias negativas em torno do assuntos nos últimos anos.

GIRA MUNDO

As instalações provisórias nos estádios da Copa-2014 já representam gastos de R$ 370 milhões em dez sedes do evento. O número foi obtido pelo blog do jornalista Rodrigo Mattos, no Uol, em levantamento com autoridades responsáveis pelos estádios e governos. A conta ainda subirá visto que há alguns números estimados, custos ainda incompletos e duas cidades (Natal e Distrito Federal) que ainda não revelam quais serão suas despesas. As estruturas incluem locais e equipamentos para jornalistas e para transmissões de televisão, geradores, cercas de segurança, entre outros itens.

Compartilhar:
    Publicidade