Nasa descobre 1° exoplaneta habitável do tamanho da Terra

Cientistas querem saber quais planetas têm os sinais mais fortes de água e ambientes favoráveis ​​à vida

10273664_683659215027260_8487071798576765748_n

A NASA (Agência Espacial Americana) anunciou nesta quinta-feira a descoberta de um planeta de tamanho aproximado ao da Terra, e no qual pode existir água na forma líquida e em condições necessárias para a sobrevivência humana.

O planeta, que orbita a estrela anã Kepler-186 e que recebeu o nome provisório de Kepler-186f, fica na constelação do Cisne, a cerca de 500 milhões de anos luz da Terra.

Os cientistas disseram, que a descoberta é um marco nas pesquisas que buscam planetas habitáveis, e levantam a possibilidade de que uma safra de planetas como a Terra estão à espera para ser encontrados, “e muito mais perto de casa do que se imagina”, disse o coautor da pesquisa Jason Rowe, astrônomo do Instituto SETI em Mountain View, na Califórnia.

“Esta é uma descoberta histórica do primeiro planeta do tamanho da Terra encontrado na zona habitável e em torno de sua estrela,” disse o astrônomo Geoffrey Marcy,  em um e-mail. “Este é o melhor caso de um possível planeta habitável já encontrado. Os resultados são sólidos e absolutamente animadores “, acrescentou.

“As futuras missões da NASA com o telescópio espacial “James Webb”, vai permitir aos cientistas determinar quais planetas têm os sinais mais fortes de água e ambientes favoráveis ​​à vida”, disse Doug Hudgins, cientista do programa da NASA para a missão Kepler, em Washington.

 

Com informações do Los Angeles Times

Compartilhar: