No 158º aniversário da entidade, Bombeiros do RN comemoram conquistas

Categoria conseguiu a aprovação da Lei de Promoção de Praças, aumento salarial e novos equipamentos

Formatura-dos-Bombeiros-HD--(25)

Diego Hervani

diegohervani@gmail.com

No último dia 2 de julho (quarta-feira), o Corpo de Bombeiro Militar (CBM) completou 158 anos de existência no Brasil. No Rio Grande do Norte as festividades começaram em Mossoró com um simulado de Combate a Incêndio e Salvamento, e terminou nesta sexta-feira (4) com uma formatura que reuniu todos os bombeiros de Natal e região metropolitana no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no bairro Tirol, onde os militares comemoraram as conquistas dos últimos anos, principalmente em 2014.

A mais celebrada de todas foi a aprovação da Lei de Promoção de Praças na Assembleia Legislativa, que garantiu a ascensão profissional dentro da instituição a partir de 2015. “Isso nos traz uma satisfação muito grande. Agora temos como olhar para o fim da nossa carreira e vislumbrar uma perspectiva de ascensão profissional, o que não existia na nossa corporação. Nós vivíamos uma espécie de reclusão, onde trabalhávamos com uma motivação menor, pois sabíamos que todo aquele esforço, profissionalmente, não iria trazer frutos”, destacou o soldado Cardoso, que é bombeiro militar desde 1997.

Por falar na Lei de Promoção de Praças, durante a cerimônia a categoria ganhou uma boa notícia por parte do comando geral. Como a Lei só passa a valer em 2015, um concurso para cabo iria acontecer dentro da corporação, o que poderia fazer com que quem entrou há pouco tempo no CBM-RN fosse promovido enquanto os mais “antigos” ainda ficaram como soldado, mas isso não irá mais acontecer.

“Se fizéssemos o concurso, estaríamos amparados pela lei. Porém, o comando geral discutiu e tomou a decisão de seguir o que determina a Lei de Promoção de Praças e premiar quem já está há mais tempo na corporação. Neste segundo semestre iremos fazer um Curso de Nivelamento, para que em 2015, quem estiver apto para ser promovido ganhar esse promoção. Hoje temos cerca de 245 bombeiros nessa situação. Não foi uma decisão fácil e não foi uma decisão unânime. Mas escolhemos esse caminho e temos o aval do Ministério Público, que acompanhou toda a discussão”, destacou o coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do RN.

Além da oportunidade de promoção, os bombeiros, assim como os policiais militares, tiveram aprovado um aumento salarial de 32%, que será concedido de forma escalonada, sendo 6% a partir do dia 1º de setembro de 2014; 8% a partir do dia 1º de março de 2015; 9% a partir do dia 1º de setembro de 2015 e 9%, a partir do dia 1º de março de 2016.

A questão de equipamentos, que é um problema histórico nos órgãos que fazem parte do sistema de segurança do Rio Grande do Norte, vem sendo melhorada no CBM-RN. “De 2012 para cá nós conseguimos 40 viaturas novas. 10 para fazer o combate de incêndios e salvamentos e outras 30 para outros serviços. Também conseguimos sete embarcações novas. Além disso, também tivemos a compra de novos equipamentos de uso coletivo e particular para os bombeiros, já que alguns equipamentos estavam bastante desgastados”, comentou o coronel Elizeu Dantas.

Mesmo com as conquistas, o coronel admite que algumas situações ainda precisam melhorar. “Nós estamos em fase de aprovação do novo Código dos Bombeiros. O atual é de 1974 e precisamos atualizar algumas coisas. Também estamos tentando interiorizar os nossos atendimentos, já que hoje não temos atendimentos em todo o Estado. Com isso, quando temos que fazer algum atendimento em outros locais, acabamos demorando um pouco, já que temos que deslocar as equipes”.

Apesar de todos os benefícios conseguidos nos últimos anos e os problemas que ainda existem, um fato é uma unanimidade entre todos os bombeiros. “Acredito que isso eu falo por todos. Ser bombeiro é uma profissão muito gratificante. Nos últimos anos passamos por muitas dificuldades por falta de equipamentos adequados e falta de valorização. O que nos mantinha de pé era o fato de podermos ajudar as pessoas. O reconhecimento da população sempre existiu com a nossa categoria”, finalizou o soldado Cardoso.

Corrida Soldados do Fogo só em agosto

A Corrida Soldados do Fogo, tradicionalmente realizada no mês de julho, acontece este ano no dia 9 de agosto. A mudança na data, anunciada previamente pela assessoria de comunicação do CBMRN, foi motivada pelo cronograma operacional do Corpo de Bombeiros em função da Copa do Mundo. Com o efetivo todo empenhado, neste período, nas atividades de proteção litorânea e na Fifa Fan Fest, optou-se por realizar o evento após o mundial.

“A Corrida Soldados do Fogo é realizada em Natal há 20 anos em comemoração ao Dia Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil. A prova é considerada uma das mais tradicionais do Rio Grande do Norte e este ano terá várias novidades que a renderá destaque em todo o Nordeste. Este evento integra vários segmentos da sociedade com a instituição. Para nós, este é o momento perfeito para confraternizarmos os bombeiros do RN com a sociedade civil e destacar os parceiros que apoiam o esporte no Estado”, afirmou o Coronel Elizeu Dantas.

A 20ª Corrida Soldados do Fogo será homologada pela Federação Norte-rio-grandense de Atletismo – FNA, seguindo os padrões exigidos pela Confederação Brasileira de Atletismo – CBAT. A expectativa é que mais de 5 mil pessoas participem. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.corridasoldadosdofogo.com.br. Mais informações sobre a prova podem ser obtidas pelo 8129-3618.

Compartilhar:
    Publicidade