A televisão está virando uma terra de ninguém Algumas emissoras, de uns tempos para cá, passaram a usar material umas…

A televisão está virando uma terra de ninguém

Algumas emissoras, de uns tempos para cá, passaram a usar material umas das outras, sem nenhum tipo de constrangimento e sem solicitar autorização, o que é mais grave, limitando-se apenas em informar que são “imagens da Internet”. Como se atrás disso não houvesse uma série de fatores que deveriam ser considerados, entre eles, o respeito ao trabalho do próximo.

E o pior disso, se alguém quer saber, é que não existe regulamentação ou uma lei qualquer que proíba aquele que resolve agir dessa maneira. Nenhuma emissora está impedida de fazer, basta querer. A Rede TV! é uma das que mais se utiliza deste expediente em seus programas. Em vários deles, entram trechos de produtos da concorrência, como novelas, humorísticos, jornalísticos etc., apenas com a informação em caracteres de que o material foi extraído da Internet.

É uma distorção que não se pode aceitar. Aquele que produziu, além de ter gastos com aquilo, não recebe coisa nenhuma com o seu trabalho escancarado na concorrente. O tal “direito de imagem”, no caso, também não se enquadra. É aquele velho negócio, pode ser até legal, mas é absolutamente imoral.

TV Tudo

Hora do troco

Bárbara Evans, que tomou canseira no “Domingo Legal” do SBT e foi trocada por um tigre no último programa, será a convidada do “Domingo da Gente”, amanhã, na Record.

O programa será apresentado, ao vivo, por Ticiane Pinheiro.

Também está certo

A Record também acertou com o sambista Diogo Nogueira para o “Domingo da Gente”.

Será ele o responsável pela apresentação do programa especial do dia 29, o último do ano, recebendo outros grandes nomes do samba.

Rumo à África

O repórter Renato Ribeiro, que participou na Bahia da cobertura do sorteio da Copa, embarcou ontem mesmo para a África do Sul.

O Renato foi o correspondente da Globo naquele país, antes e durante o mundial passado, e agora irá cobrir velório, homenagens e o enterro de Nelson Mandela.

Gravando adoidado

A Bandeirantes acelerou o passo nas gravações do “Lo sabe no lo sabe”, que aqui vai se chamar “Sabe ou Não Sabe”, com apresentação do André Vasco.

A equipe já esteve em Osasco, avenida Paulista e na Liberdade, entre outras regiões.

Estreia marcada para 6 de janeiro, às 15h50.

Falta de planejamento – 1

Natal e o Fim de Ano são datas bem conhecidas, certo? E sempre caem no mesmo período do ano, não é mesmo? Até criancinha sabe, por causa do Papai Noel, presentes etc.

Pois é, mas parece que o pessoal do SBT foi pego de surpresa.  Está a maior correria para produzir a mensagem de festas.

Falta de planejamento – 2

Além do que falta gravar, e não é pouca coisa, ainda serão necessários alguns dias para edição e sonorização.

Corre o risco de chegar só no do Natal ou, quem sabe, numa dessas deixar guardada para o ano que vem.

Calendário

O SBT já tem definido que “Chiquititas” continuará sendo gravada até a manhã do dia 24.

Depois, folga para todos e o toque de reunir apenas no dia 2 de janeiro.

Acelerando o passo

Nos interiores de “Joia Rara” a ordem é tirar o atraso. Baseada nos resultados dos grupos de discussão e algumas alterações forçadas por contingências, as autoras Duca Rachid e Thelma Guedes se viram obrigadas a reescrever algumas cenas. Nada do outro mundo.

A produção já tem condições de abrir uma frente mais segura de capítulos. 

Parceria

Responsável por inúmeros sucessos na Globo, o autor Silvio de Abreu vai aparecer no “Divertics”, do amigo Jorge Fernando. Ele, em cena com Regina Casé.

E já será neste domingo, no programa de estreia.

Valdirene já deixa saudade

Tatá Werneck encontrou na Valdirene, de “Amor à Vida”, o seu primeiro grande sucesso na TV.

E com uma repercussão que ela jamais poderia imaginar. A personagem, aliás, caiu na graça da maioria e dela própria. Apesar de a novela ainda ter dois meses pela frente, a saudade começa a bater. É um tempo que vai.

Bate – Rebate

  • A Band implantou um revezamento esportivo no “Jornal da Band”. Além do Neto, Milton Neves também entrou…
  • … A resistência que existia a ele, Milton, dentro do departamento de jornalismo, pela sua vinculação com assuntos comerciais, foi superada.
  • Neste domingo, o “Esporte Espetacular”, da Globo, vai fazer a festa dos seus 40 anos de existência…
  • … E, como não poderia deixar de ser, um programa especial foi produzido para a ocasião…
  • … Todos os principais nomes do departamento esportivo da Globo estarão diretamente envolvidos.
  • Helsinque, capital da Finlândia, será a próxima atração de “O Mundo segundo os brasileiros”, segunda, na Band.
  • Band, que nesses últimos dias, foi sede de reuniões permanentes dos seus diretores, em especial Marcelo Meira e Diego Guebel…
  • … O assunto em questão é a unificação dos seus diversos setores, especialmente o jornalismo…
  • … O medo, internamente, é que isto possa implicar outras demissões.
  • A segunda temporada de “Surtadas na Yoga” começa a ser gravada no início do ano. Estreia dia 10 de março.

C´est fini

Nesses últimos dois dias, de quinta para cá, Adriane Galisteu e Wanessa Camargo estiveram envolvidas com as suas gravações do “Domingo da Gente”, da Record.

E, pra terminar, nesta segunda-feira, 9, no Clube Sírio Libanês, em São Paulo, vai acontecer mais uma edição do “Prêmio Chico Mendes de Jornalismo Socioambiental.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Compartilhar: