Abandonados

É de se surpreender não a decisão dos policiais militares em se negar a cumprir ordens de vigilância pelas ruas…

É de se surpreender não a decisão dos policiais militares em se negar a cumprir ordens de vigilância pelas ruas de Natal, mas pelo fato de terem demorado tanto a tomar uma decisão como esta.

Segundo relatos e denúncias feitas pelos PMs, dezenas de viaturas e motocicletas utilizadas diariamente pela corporação acumulam vários problemas, relacionados desde a mecânica, até, acreditem, falta de documentos.

Agora, imagine a situação de ser parado em uma blitzen e, após o leitor provar toda a sua legalidade, descobrir que, na verdade, os próprios responsáveis pela fiscalização atuam ilegalmente pela cidade. Ridículo, para dizer o mínimo.

Além disso, diante das más condições dos veículos e da falta de manutenção, muitos policiais estão indo para as ruas trabalhar sem qualquer tipo de segurança, sob o risco iminente de acidentes de trânsito.

Há poucos dias, para completar o absurdo, um veículo chegou a ser bloqueado via satélite por falta de pagamento. O detalhe é que o automóvel estava sendo utilizado por homens em perseguição a bandidos de alta periculosidade.

Os fatos são apenas mais um retrato da situação lamentável vivida pelo setor de segurança pública no RN. Sem ser prioridade e, ainda, à espera de um programa de governo, a área mais parece abandonada a própria sorte.

O atual governo chega ao seu último ano de gestão sem conseguir investir no setor de inteligência da Polícia Civil, sem convocar mais agentes e com as delegacias em péssimas condições estruturais.

Também não houve melhorias salariais para uma categoria que vem sendo caçada pelos bandidos, assim como jamais se pensou em alternativas para enfrentar o tráfico de drogas. A essa altura, nem dá mais para se sugerir mudanças. Salve-se quem puder.

 

PÉ QUENTE
No final das contas, Natal até teve sorte no sorteio da Copa do Mundo de 2014. A Arena das Dunas receberá um dos principais jogos da primeira fase do torneio, entre Uruguai e Itália, além de poder contar com a presença de países como Japão, México e Estados Unidos, que sempre atraem muitos torcedores para os seus jogos. Retornos esportivos e turísticos garantidos.

MUSA ELEITA
Mas, apesar da grande quantidade de ex-jogadores no palco montado pela Fifa e da expectativa em torno dos jogos de cada seleção no próximo ano, nada superou a beleza estonteante e a desenvoltura profissional da apresentadora e modelo Fernanda Lima. A artista dominou os comentários nas redes sociais ao redor do mundo e já saiu na frente pelo título de musa da Copa de 2014. Conta com o voto deste colunista.

PARTE DA ITÁLIA
Outro detalhe pouco abordado pela imprensa natalense após o sorteio da Copa, é que a capital potiguar já é, costumeiramente, um alvo constante de turistas italianos. Muitos, inclusive, estão morando por aqui após serem enfeitiçados pelas belezas locais. Ora, imagine com a seleção de Mário Balotelli tendo um duelo decisivo no Arena das Dunas no último jogo da primeira fase. Vai faltar chão.

AGILIDADE
A governadora Rosalba Ciarlini foi rápida no gatilho e, ainda nem havia retornado ao RN quando sua assessoria convocou coletiva de imprensa para abordar a definição das seleções que jogarão em Natal na Copa. A Rosa, pelo visto, aproveitará cada minuto que puder do resultado positivo do sorteio para tentar recuperar-se do desgaste imposto ao seu governo. É a luta.

LAMENTÁVEL
Mas, enquanto tenta lucrar alto com as notícias positivas da Copa, o governo Rosalba Ciarlini se prepara para enfrentar mais uma onda de greves. Por incrível que pareça, a administração estadual não cumpriu promessas feitas a servidores da saúde e da polícia civil, entre outros. Sindicatos concederão entrevista coletiva conjunta na segunda-feira, quando devem anunciar nova sequência de paralisações.

SEM PALAVRA
Em tempo: o pior que poderia acontecer para Rosalba, a esta altura do campeonato e diante dos altos índices de desgaste popular que possui, é a perda da credibilidade do seu governo. Ao não cumprir o combinado com os líderes dos servidores, abriu margem para a desconfiança. Agora, precisará lutar em dobro para que seus próprios trabalhadores acreditem na sua palavra.

NACIONAL
Para fechar o assunto, Rosalba Ciarlini voltou a ser notícia neste sábado (07) na Folha de São Paulo. A gestora foi o personagem da vez de uma série de reportagens feitas com os governantes de todo o país. Sobre o RN, a matéria abordou as dificuldades financeiras enfrentadas, o corte de custos em setores como saúde e os empréstimos milionários assumidos pelo governo recentemente.

CONTINUIDADE
Está marcada para esta segunda-feira (09) novas eleições internas no Alecrim. A expectativa é pela continuidade do mandato do atual presidente Anthony Armstrong. Mas, o empresário inglês continua fora do país. Há cerca de quatro meses o dirigente Esmeraldino não aparece pelo RN. Mas, pela transformação vivida hoje no clube, parece mesmo ser a melhor opção.

 

GIRA MUNDO

Está no portal da Ong Contas Abertas. Apesar da presidente Dilma Rousseff (PT) ter confidenciado a alguns estar de regime, a Presidência comprará 1.250 quilos de pães de forma ao leite da marca Bambina. O carrinho do órgão inclui ainda 200 quilos de biscoitos caseiros com sabores diversos, da marca Di Minas. A compra custou ao todo R$ 16,1 mil. Já a Base Aérea de Brasília decidiu comprar 175 sacos de bombons, de um quilo cada. Os chocolates são da marca Lacta e Serenata. Para completar, foram adquiridas 83 caixas de 400 g de bombons recheados. Dessa vez, da marca Garoto. Os doces custarão R$ 3,5 mil.

Compartilhar: