Academias da Terceira Idade vão atingir todas as regiões da capital potiguar

Meta da Secretaria de Serviços Urbanos é terminar o ano com 74 ATI’s

Academia-da-terceira-idade--WR

Chegar à melhor idade com saúde e vida ativa é um dos principais objetivos dos idosos e a prática de exercícios físicos surge como um grande aliado. De acordo com especialistas, as atividades físicas melhoram o humor, diminuem a ansiedade, previnem a depressão e estimulam a memória, além de condicionar um melhor aspecto físico.

Em Natal, as Academias da Terceira Idade (ATI’s) surgiram na administração municipal passada, como um espaço dotado de vários equipamentos para a prática de exercícios ao ar livre, com a vantagem de estarem situadas em um ambiente agradável, como praças.

O aposentando Francisco Cândido é um frequentador assíduo do equipamento e quase toda a manhã se exercita na academia montada no Conjunto Pirangi, zona Sul de Natal. “O que falta melhorar na estrutura das academias é a limpeza da praça onde ela está instalada, além da segurança no período da noite, para que os usuários se sintam estimulados a praticar exercícios” contou.

Segundo o titular da Secretária Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Raniere Barbosa, atualmente o projeto de construção de academias está sendo ampliado. “Hoje existe uma grande demanda pelas academias. É uma epidemia, pois elas têm uma estrutura muito boa, além de que, estamos também reformando as praças onde esses equipamentos serão colocados” disse.

Da administração passada, de acordo com dados da Semsur, foram construídas 25 academias, sendo que apenas duas necessitaram de reparos e o restante está em bom estado de conservação. “A população está tendo um cuidado com as academias, pelos inúmeros benefícios que estas vêm trazendo ao longo do tempo” destacou Raniere Barbosa. Ainda segundo o secretário, a a meta é que até o fim do ano 74 academias estejam à disposição da população nas quatro regiões de Natal e para 2015, o projeto é construir entre 70 e 80 novas ATI´s, com recursos próprios da Prefeitura.

PRAÇAS

Um total de 29 praças de diversos bairros da capital deverão ser reformadas até o final do semestre e em todos estes espaços públicos serão implantadas Academias da Terceira Idade (ATI). Na semana passada, a Semsur iniciou à reforma da Praça Coronel Norton Chaves, localizada em Potilândia. Além da implantação das ATIs, nas praças, os espaços públicos receberão os serviços de limpeza, recuperação na alvenaria, pavimentação, pintura, poda, iluminação e paisagismo. O cronograma de obras atenderá todas as regiões administrativas de Natal e com a média de conclusão é de dez praças a cada mês, até o final de junho.

Compartilhar:
    Publicidade