Acadepol promove aula prática de preparação para a Copa do Mundo a policiais

No treinamento, os alunos simulam uma situação em que precisam calcular a localização de um alvo com base nas referências oferecidas pelo GPS

Treinamento-d-Policia-Civil-JA

Os policiais da segunda turma do curso de “Inteligência e Segurança Pública” participam durante toda manhã dessa segunda-feira (12/05) de uma aula prática, no Parque da Cidade, localizado no prolongamento da Prudente de Morais. A atividade é promovida pela Academia de Polícia Civil (Acadepol) e faz parte de um convênio com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE) com vistas a preparação dos policiais para a Copa do Mundo de 2014.

Durante a aula prática, os policiais vão aprender a utilizar o GPS (Sistema de Posicionamento Global). No treinamento, os alunos simulam uma situação em que precisam calcular a localização de um alvo com base nas referências oferecidas pelo referido sistema. “Os alunos aprendem nessa aula noções de referenciamento. Eles pegam várias coordenadas interligadas uma a outra e tentam encontrar esses pontos fazendo uso do GPS”, explicou o coordenador do curso, delegado Iramar Xavier.

Para o delegado, aprender a manusear esse equipamento é importante, pois permite ter a localização exata de pessoas, objetos e lugares. “Esse sistema é muito preciso, então ele pode ser de grande ajuda numa investigação policial”, concluiu.

A ação é parte da disciplina “Sistema de Orientação Básica” ministrada para a segunda turma do Curso de “Inteligência de Segurança Pública”, que conta com a participação de 40 alunos, dentre estes 32 policias civis e oito policiais militares.

As aulas seguem até a próxima quarta-feira (14). O objetivo do citado curso é aperfeiçoar os conhecimentos teóricos e práticos na área da Inteligência de Segurança Pública, introduzindo novas técnicas e métodos visando aumentar a eficácia e efetividade das atividades policiais por meio da capacitação.

Próximos cursos

Entre os dias 19 a 23 de maio, a Acadepol abre a segunda turma do curso de “Enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Já nos dias 03 e 04 de Junho será realizado em Mossoró/RN, a segunda turma do curso de “Local de Crime”, voltado para policiais civis e militares da região Oeste do estado.

Compartilhar: