Ação do Sebrae/RN leva cerâmica do Seridó a reduzir emissões de carbono – Marcos Aurélio de Sá

- A indústria Cerâmica Peruana, instalada no município de Jardim do Seridó e voltada para a produção de telhas e…

- A indústria Cerâmica Peruana, instalada no município de Jardim do Seridó e voltada para a produção de telhas e tijolos, está conseguindo realizar o que é considerado um enorme desafio para o setor: tratar a emissão de fumaça dos seus fornos, poluir menos e ainda ganhar produtividade.

-Sebrae/RN (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte), que propõe uma série de intervenções no processo produtivo tradicional, de modo a torná-lo mais eficiente e cada vez menos poluente.

– Orientada pelos técnicos do Projeto, a cerâmica instalou um equipamento que funciona como “lavador de gases”, capaz de filtrar as partículas expelidas na atmosfera.

– Também foi aprimorado o processo de queima das peças, o que está resultando na melhoria da qualidade das telhas e tijolos fabricados e numa redução de perdas de materiais que chega a ficar entre 50 e 60 por cento. A cada queima, a Cerâmica Peruana produz cerca de 34 mil telhas. Grande parte da produção da empresa é destinada ao mercado da Bahia.

– O sucesso do Projeto do Sebrae/RN aplicado à cerâmica de Jardim do Seridó tem tudo para se repetir nos demais polos de cerâmica vermelha do Estado, integrado por outras 189 empresas do ramo, cuja maioria ainda recorre à queima rudimentar através dos chamados “fornos caipiras”, altamente poluentes e consumidores em excesso da lenha oriunda da caatinga.

– A indústria de cerâmica vermelha potiguar emprega mais de 1,2 mil pessoas e movimenta uma produção no valor anual de R$ 33,6 milhões. Com a assistência técnica do Sebrae/RN, a perspectiva é de que, a médio prazo, não só a produtividade do setor aumente, mas também o padrão de qualidade e o volume da receita das empresas cresça, tornando o negócio mais rentável.

Campanha publicitária cujos personagens são famílias jovens faz sucesso no meio imobiliário

– Por sugestão do empresário Caio Fernandes, diretor da imobiliária natalense que leva o seu nome, a campanha publicitária para o lançamento das vendas dos apartamentos do edifício “Palazzo Cristal” – em fase adiantada de construção no bairro de Petrópolis – foi feita com a competente exploração da imagem de três famílias jovens da sociedade local.

– Foram convidados para atuar na campanha os casais Luís Henrique e Helga Oliveira, Pedro Oliveira e Juliska Azevedo, e Jolian Joumes e Andreza Varela (todos atuantes no jornalismo e no meio cultural da cidade), juntamente com seus filhos.

– A ideia da corretora Caio Fernandes Imobiliária era mostrar o empreendimento à venda como um lugar a ser ocupado por famílias bonitas e pessoas talentosas.

– O resultado foi altamente positivo. E a Construtora Hema, empresa com mais de 30 anos de presença no mercado do Rio Grande do Norte e da Paraíba, responsável pela construção do edifício, já começa a atrair compradores.

 

Natal Shopping recebe novas lojas e mais

o restaurante Gustto e a academia Fórmula

n Mais restaurantes, uma academia, lojas de telefonia e de cosméticos: essas são as novidades que chegam ao Natal Shopping Center no corrente, prontas para oferecer ainda variedade de opções ao consumidor.

* A franquia amazonense “Picanha Mania” já está em funcionamento na Praça de Alimentação, onde em breve também será aberta a “Cia. do Churrasco”, uma churrascaria a quilo.

” Ainda no segmento de boa comida, o NSC receberá no seu segundo piso o restaurante “Gustto”, que traz a qualidade do “Buongustaio” em pratos singulares com massas e molhos, além de sorvetes produzidos artesanalmente.

n O Natal Shopping também será o local de funcionamento da academia “Fórmula”, do grupo “Bodytech”. A rede é considerada a mais completa e moderna do Brasil, com academias de referência pelo altíssimo padrão de qualidade em infraestrutura e serviços.

n Outra novidade é a loja da empresa de telefonia “Oi”, que reabre as portas esta semana, com novo layout da marca.

n Enquanto isso, os fãs dos produtos cosméticos “Granado” já podem comemorar a chegada da loja no Natal Shopping, prevista para julho.

Construtoras condenadas

por rescisões fraudulentas

de contratos de trabalho

n Fraudes em rescisões de contratos trabalhistas resultou na condenação das empresas Macenge Engenharia e Estrutural Edificações e Projetos ao pagamento de indenizações por dano moral coletivo no valor de R$ 100 mil.

n A sentença foi proferida pela da juíza Lygia Godoy Batista Cavalcanti, titular da 11ª. Vara do Trabalho de Natal, e decorreu de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT/RN).

n As construtoras foram acusadas de induzir ex-empregados a devolver cheques de verbas rescisórias, após homologação de rescisões de contrato, sob o falso argumento da quitação parcelada dos débitos.

n Além disso, foi apontado que a multa compensatória de 40 por cento, prevista para casos de demissão sem justa causa, não teria sido paga, nem depositada na conta do FGTS dos trabalhadores demitidos.

n A ação se refere a rescisões de contratos de trabalho homologadas entre os anos de 2009 e 2011, perante o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil Pesada, Montagens, Instalações e Afins do RN (Sintracomp/RN).

n A fraude foi comprovada através de depoimentos de ex-empregados e do proprietário de uma das construtoras. O próprio sócio da Macenge confirmou a prática, tendo alegado, no entanto, que caberia à empresa Estrutural o pagamento parcelado das verbas rescisórias.

n Segundo ele, as duas construtoras teriam firmado parceria, tendo a Estrutural se comprometido a quitar as obrigações trabalhistas, o que não se concretizou, uma vez que a Estrutural teve falência decretada judicialmente.

 

Abav/RN promove curso

de Geografia Turística

n Dezesseis agentes de viagens da grande Natal estão participando do curso “Geografia Turística – Europa”, promovido pela seção potiguar da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav/RN), iniciado ontem à noite, na sede da entidade.

n O curso decorre de uma parceria entre a Abav-RN e o Instituto de Capacitação e Certificação da Abav Nacional (ICCAbav) e é ministrado pela instrutora Eloíza Massaro (graduada em hotelaria e eventos e pós-graduada em turismo), que também é diretora da agência E. M. Tours Eventos e Turismo, em São Paulo.

n O principal objetivo do curso é proporcionar aos agentes de viagens uma melhor compreensão geográfica do continente europeu.

Compartilhar:
    Publicidade