Aficcionados por ônibus realizam 1º Encontrão de Fim de Ano

Evento traz uma programação que inclui city tour em Natal, com direito a visita a empresas de ônibus

Grupo de seis estados  do país realiza sessões  fotográficas neste sábado. Foto: Heracles Dantas
Grupo de seis estados do país realiza sessões
fotográficas neste sábado. Foto: Heracles Dantas

Para algumas pessoas, o ônibus não passa de mais um veículo de transporte urbano. Para outras, eles representam um incrível modelo de automóvel que merecia mais atenção da sociedade. Na manhã deste sábado (14), em Natal, especialistas em busologia do Rio Grande do Norte, São Paulo, Brasília, Recife, Fortaleza e João Pessoa se reuniram pela mesma paixão: catalogar ônibus urbanos.

O evento faz parte do 1º Encontrão de Fim de Ano, que proporcionará ainda uma programação que inclui city tour em Natal, com direito a visita a empresas de ônibus, palestras na área de transporte, exposição de veículos, sessões fotográficas na Rodoviária de Natal e sorteios de miniaturas de ônibus.

Segundo participantes, esse evento marca o 9º Encontro de busólogos da comunidade ‘Ônibus Coletivo de Natal’. “Certamente esse é o maior encontro realizado aqui no estado, com a participação de diversas pessoas de outras localidades. O nosso objetivo é um só: compartilhar o mesmo sentimento que temos pelos ônibus. Essa foi uma forma que encontramos para confraternizar e discutir sobre o sistema de transporte urbano”, afirmou Alex Azevedo, organizador do evento e funcionário de uma empresa de ônibus em Natal.

O encontro possui vários parceiros na organização. Os principais são os sites Natal Buss (sendo o seu segundo evento de conotação nacional) e UNIBUS RN. Ambos são integrantes da representação oficial da busologia potiguar. Além deles, a reunião dos busólogos terá um fato inédito nos encontros nacionais: nove empresas darão uma contribuição ao evento, passando cada uma delas a sua trajetória e experiência para os apaixonados por ônibus.
Histórico de encontros

Este não é o primeiro encontro dos admiradores e especialistas em ônibus no Rio Grande do Norte. Desde 2008, quando o grupo de busólogos foi fundado, outros oito eventos foram realizados pela região metropolitana de Natal. O Encontrão de Fim de Ano é o nono que está sendo realizado e tem a expectativa de contar com a presença de cerca de 50 participantes, representando seis estados brasileiros.

Sem sequer existir nos dicionários, os busólogos são aqueles que, por puro hobby, acompanham absolutamente tudo o que se refere aos coletivos – adoram fotografá-los, frequentam rodoviárias e acumulam horas e horas dentro de veículos lotados. Não só conseguem adivinhar o modelo do ônibus apenas ouvindo o barulho do motor, como também sabem as especificações de cada coletivo e quais modelos operam em quais linhas. Esses conhecimentos muitas vezes são fundamentais para ajudar empresários do ramo.

Compartilhar: