Alunos de contábeis fazem declaração de Imposto de Renda de forma gratuita

Momento de aflição para muita gente, declarar o Imposto de Renda pode ser menos complicado para quem procurar a empresa…

Momento de aflição para muita gente, declarar o Imposto de Renda pode ser menos complicado para quem procurar a empresa Contabili Júnior. Formada por alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ela presta ajuda aos servidores públicos e cidadãos em geral, de forma gratuita, na hora de preencher formulários e acertar contas com o Fisco. Desde o último dia 1º, até o final de abril, 20 estudantes, supervisionados por três professores, estão prontos para fazer a declaração 2013 para pessoa física (IRPF) em dois pontos da capital: na sede da Secretaria Municipal de Administração e Gestão Estratégica (Segelm), próximo a Igreja do Galo, e na própria sede do curso, na UFRN.

A possibilidade de executar a teoria aprendida em sala de aula é um dos maiores atrativos para os alunos. Em contato direto com o público, o graduando pratica conhecimentos que ajudam o contribuinte menos paciente em entrar no site da Receita Federal e fazer o procedimento. “A ideia é atender a sociedade. Fazemos uma palestra sobre o Imposto de Renda para os alunos e mostramos a importância para o cidadão e o Estado. Depois damos um treinamento para ele aprender a fazer a declaração”, diz o professor João Maria Montenegro, um dos responsáveis pelo Contabili Júnior. Em média são realizados 20 atendimentos diários.

Funcionário público, Domingos Donato da Cunha usava o serviço, na manhã desta quinta-feira (11), na Segelm. Até o ano passado, ele gastava R$50 para um conhecido fazer a declaração. “Aí esse mês eu vim aqui pegar meu contracheque e soube que eles estavam fazendo a declaração do Imposto de Renda de graça. Achei prático. Estou gostando do serviço”. A comodidade e a economia seduziram, enquanto a certeza de que será bem feito determinou a escolha pelo Contabili Júnior.

O atendimento foi feito por Anderson Breno da Silva Monteiro, aluno do sétimo período de Contabilidade. A grande procura tem deixado o jovem animado com os conhecimentos executados. “É uma experiência do curso para não procurarmos estágio em outros locais, como escritórios. Ganhamos conhecimento sem sair da UFRN e ainda prestamos serviço para as pessoas. Tem sido muito gratificante”. Todas as manhãs de abril, das 08h às 12h, nas segundas, quartas e sextas, e das 09h às 12h30, nas terças e quintas, ele aplica a teoria de sua formação profissional.

Para fazer a declaração do Imposto de Renda com os alunos da Contabili Júnior, é necessário levar os seguintes documentos: declaração e recibo de entrega da última declaração; documentos de comprovação de recebimentos de salário; comprovante de pagamentos de despesas médicas e com plano de saúde; documentos referentes a compra e venda de bens e direitos e informe de rendimentos com saldo em conta corrente, de caderneta de poupança e outros tipos de aplicações financeiras.

Compartilhar: