Americano de 9 anos se torna o mais jovem a escalar o maior pico das Américas

Mais de cem pessoas já morreram tentando alcançar topo do Aconcágua, que está a 6.962 metros do nível do mar

Para Tyler Armstrong, 'qualquer garoto' pode conseguir escalar o Aconcágua. Foto:Divulgação
Para Tyler Armstrong, ‘qualquer garoto’ pode conseguir escalar o Aconcágua. Foto:Divulgação

Um menino americano de 9 anos se tornou a pessoa mais jovem do mundo a alcançar o topo do monte Aconcágua, a maior montanha das Américas, nos Andes argentinos. Tyler Armstrong escalou a montanha com seu pai, Kevin Armstrong, e um carregador tibetano, Lhawang Dhondup.

“Qualquer garoto pode fazer isso. Tudo o que eles precisam fazer é tentar. E focar seu pensamento no objetivo”, disse Tyler após alcançar o topo da montanha na véspera de Natal.

Mais de cem pessoas já morreram tentando alcançar o topo do Aconcágua, que está a 6.962 metros do nível do mar. No ano passado, Tyler já havia escalado o monte Kilimanjaro, o mais alto da África, com 5.895 metros.

“Você pode realmente ver a atmosfera da Terra de lá. Todas as nuvens estão abaixo de você, e é muito frio”, contou Tyler.

Kevin Armstrong afirmou que seu filho treinou duas vezes ao dia por seis meses antes de escalar o Aconcágua. “A maioria das pessoas pode achar que nós, como pais, estamos forçando Tyler a fazer isso, enquanto é exatamente o contrário”, disse.

Por causa de sua idade, Tyler precisou de uma autorização especial de um juiz na Argentina para poder escalar a montanha.

Seu pai afirmou que o juiz levou em consideração o fato de o grupo de escaladores estar também pedindo doações para uma organização filantrópica dedicada a pesquisas sobre distrofia muscular.

Antes de Tyler, a pessoa mais jovem a escalar o Aconcágua havia sido o também americano Matthew Moniz, que tinha 10 anos quando chegou ao topo da montanha, em 2008.

Fonte:IG

Compartilhar: