Andar de Novo: Nicolelis mostra 1º paciente com exoesqueleto

O primeiro paciente utilizou o exoesqueleto, chamado de BRA-Santos Dumont 1, e deu 18 passos e três chutes

"BRA-SANTOS DUMONT 1 minutos antes da sua primeira viagem controlada pela atividade cerebral de um paciente e com direito a feedback tátil para o seu piloto", diz Nicolelis em seu perfil no Facebook. Foto: Divulgação
“BRA-SANTOS DUMONT 1 minutos antes da sua primeira viagem controlada pela atividade cerebral de um paciente e com direito a feedback tátil para o seu piloto”, diz Nicolelis em seu perfil no Facebook. Foto: Divulgação

O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis divulgou nesta quarta-feira a primeira imagem de um paciente com o exoesqueleto para pessoas com paralisia. Segundo o pesquisador, a imagem foi registrada “1 minuto antes de sua primeira viagem controlada pela atividade cerebral de um paciente e com direito a feedback tátil para o seu piloto”.

Na terça-feira, Nicolelis anunciou em seu perfil no Facebook que os primeiro pacientes do projeto Andar de Novo (Walk Again) já estão testando os exoesqueletos criados por sua equipe multinacional. O pesquisador planeja que o equipamento seja usado por uma pessoa com paralisia para dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de Futebol.

O grupo liderado por Nicolelis, e que envolve mais de 100 cientistas em dois continentes, pretende desenvolver um exoesqueleto robótico que possibilite um paraplégico a dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de Futebol em 2014 diante de 70 mil pessoas e outros quase 3 bilhões de telespectadores.

O primeiro paciente utilizou o exoesqueleto, chamado de BRA-Santos Dumont 1, e deu 18 passos e três chutes. No primeiro dia, foram três pacientes, informa o cientista.

Fonte: Terra

Compartilhar:
    Publicidade