Aplicação errada do filtro solar pode reduzir o FPS para menos da metade

Você sabe aplicar protetor solar corretamente? Aprenda e cuide da sua pele

A aplicação correta do protetor solar é essencial para a sua pele. Foto: Thinkstock
A aplicação correta do protetor solar é essencial para a sua pele. Foto: Thinkstock

Não basta aplicar rapidamente o protetor e ir correndo brincar no mar ou na piscina. Alguns cuidados são necessários para manter a completa eficácia do produto e conseguir o máximo de proteção para sua pele.

Segundo estudo publicado pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), a aplicação errada do filtro solar pode reduzir o FPS para menos da metade. De acordo com o estudo outras pesquisas também evidenciam que usuários aplicam entre 0,4 miligrama e 1 miligrama de filtro solar por centímetro quadrado do corpo, quando o recomendado pelos fabricantes é de 2 miligramas.

Existe perigo em ficar ao sol sem proteção mesmo em dias de céu nublado. Isso ocorre porque as nuvens refletem os raios ultravioleta – o sol pode queimar sem que a pessoa perceba.

Já a orientação, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é aplicar o filtro solar meia hora antes de sair de casa e reaplicá-lo a cada duas horas. O protetor também deve ser reforçado após mergulhos ou em casos de suor intenso.

Pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares ou com doenças cutâneas prévias são as principais vítimas do câncer de pele.   Outro conselho é o uso de roupas confeccionadas com tecidos que têm proteção solar, produzidos com tecnologia especial. Alguns desses materiais, segundo o órgão, chegam a bloquear 98% dos raios ultravioleta.

Em relação ao fator de proteção solar (FPS), a indicação é utilizar, no mínimo, filtro solar número 15. É preciso ainda evitar a exposição ao sol entre as 10h e as 16h, além de usar chapéus, guarda-sol e óculos escuros.

 

Fonte: R7

 

Compartilhar:
    Publicidade