Aplicativo do Banco Central verifica autenticidade de notas de Real

A ferramenta está disponível em português, inglês e espanhol

65u65u56u56uuu55u5

O Banco Central do Brasil (BC) lançou nesta quarta-feira o aplicativo Dinheiro Brasileiro para verificar e identificar as cédulas de Real pela população brasileira e turistas estrangeiros. Com versões para smartphones e tablets com iOS ou Android, a ferramenta funciona ao posicionar a câmera do gadget sobre a cédula. O aplicativo identifica a nota por comparação de imagem.

O app mostra também quais são os elementos de segurança que devem ser observados. O número escondido – com o valor da nota – fica visível quando o papel moeda fica na posição horizontal, na altura dos olhos, em local com bastante luminosidade. Outro elemento é a marca d’água que mostra o valor da nota e a imagem do respectivo animal, assim como alto-relevo que pode ser sentido pelo tato em diversas áreas das notas.

O aplicativo fornecerá as informações para o usuário fazer a verificação em caso de dúvida. O Banco Central afirma que ele não tem a capacidade nem a finalidade de verificar de forma automática a autenticidade das notas.

A ferramenta está disponível em português, inglês e espanhol.

O BC já lançou outros dois aplicativos. A Calculadora do Cidadão efetua cálculos de serviços financeiros, e o Câmbio Legal serve para achar casas de câmbio e foi atualizado em 9 de junho. Na nova versão foram inseridas opções para consulta de VET (valor das operações de câmbio realizadas), conversão de moedas e o histórico de taxas de câmbio.

 

Fonte: Terra

Compartilhar:
    Publicidade