Aplicativo para celular irá integrar Hemonorte e doadores de sangue

Desenvolvedores do projeto disseram que o aplicativo foi criado pela necessidade dele e de seus sócios, como doadores, em criar um sistema que pudesse aproximar as pessoas dos hemocentros

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (16) foi lançado no Hemonorte o aplicativo para smartphones Hemoliga, que cria uma rede de doadores de sangue no Rio Grande do Norte. A solenidade contou com a presença da Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, e do Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca.

Thiago Luccas, um dos desenvolvedores do projeto, disse que o aplicativo foi criado pela necessidade dele e de seus sócios, como doadores, em criar um sistema que pudesse aproximar as pessoas dos hemocentros. “O nosso objetivo é integrar as pessoas com essas instituições. Queremos que todos abracem essa causa, desmistificando a questão da doação e aumentando as doações voluntárias”, falou.

O aplicativo Hemoliga permite que seja visualizado o estoque de sangue do hemocentro em tempo real, informa para os doadores sobre sua próxima doação, além de conter abas com requisitos para a doação e o mapa de localização do hemocentro.

“É uma grande satisfação estarmos presenciando esta evolução hoje. No começo nós fazíamos a captação dos doadores com panfletos, era tudo muito difícil. E hoje nós temos essa ferramenta, desenvolvida sem custo algum para o governo, com ajuda de parceiros”, comemorou Linete Rocha, diretora geral do Hemonorte

O secretário estadual de saúde, Luiz Roberto Fonseca, parabenizou a iniciativa do grupo. “É muito bom ver esse empreendedorismo. Esses meninos estão fazendo a diferença numa área tão emblemática para o SUS e fazendo a diferença na vida de muita gente”. Durante a solenidade o secretário convidou a equipe da Hemoliga a também desenvolver um software que seja utilizado pela regulação e SAMU estadual, contendo os leitos disponíveis em todos os hospitais, facilitando a visualização e regulação dos leitos de toda a rede.

Em seu discurso, a Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Hemonorte. “Nunca ouvi uma reclamação sobre dificuldades de atendimento no Hemonorte. Aqui vejo pessoas comprometidas e dedicadas, que nos dão força para seguir adiante”. Por fim, congratulou a equipe da Hemoliga. “Eles são um exemplo de responsabilidade social e estão fazendo história com competência. É uma pequena grande obra que vai estimular para que muitos pensem que também podem ser doadores e salvar vidas”, finalizou.

A empresa Hemoliga, desenvolvedora do aplicativo, é composta por quatro sócios, Thiago Luccas, Thiago Azevedo, Arlindo Rodrigues e Fred Santos. O aplicativo está disponível para os sistemas IOS e Android, o download é gratuito e as atualizações serão automáticas. Além do site (www.hemoliga.com.br), o Hemoliga pode ser acessado através da sua página do Facebook (https://www.facebook.com/projetohemoliga).

 

 

 

Compartilhar:
    Publicidade