Apple anuncia lançamento de sistema operacional para carros neste ano

Plataforma, chamada de CarPlay, será apresentada ao público no Salão do Automóvel

54Y43Y34

A Apple anunciou nesta terça-feira o lançamento do CarPlay, sistema operacional para carros que integra o iPhone ao veículo permitindo o acesso a todas as funções do smartphone. A plataforma terá sua estreia oficial no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, que será realizado entre os dias 6 e 16 de março.

O CarPlay integra as funcionalidades do iPhone ao painel de motorista e aos alto-falantes e pode ser controlado por voz ou toque, tanto na tela do sistema de bordo quanto por botões do próprio carro.

A Siri, sistema de voz da Apple, por exemplo, pode ser acionada com um toque em um botão no volante. Por meio da plataforma, o usuário consegue acessar no painel do carro os contatos do iPhone, fazer ligações, ouvir o correio de voz, usar mapas e escutar músicas, inclusive por aplicativos de terceiros, como o streaming de música Spotify.

É possível também solicitar que a Siri leia mensagens de textos e ditar a resposta a ser enviada.

— Usuários de iPhones querem ter o conteúdo do celular acessível na ponta dos dedos. O CarPlay deixa os motoristas usarem seus iPhones no carro com o mínimo de distração — disse o vice-presidente de marketing de produtos do iOS e iPhone, Greg Joswiak, em nota.

O CarPlay chegará ao mercado ainda este ano em veículos da Ferrari, Mercedes Benz e Volvo. Posteriormente, será incorporado também por outras montadoras como BMW, Ford, General Motors, Honda, Hyundai, Citroën e Toyota.

O sistema estará disponível como uma atualização para o iOS 7 nos modelos iPhone 5, 5S e 5C. O preço e datas de lançamento não foram divulgados. Android A Apple anunciou o desenvolvimento do CarPlay, inicialmente batizado de “iOS in the car”, no ano passado.

 

 

Fonte: Diário Catarinense

Compartilhar:
    Publicidade