Arena das Dunas estará pronta e iluminada dia 31 de dezembro

Visita de Dilma Rousseff é esperada até o próximo dia 20. Já os primeiros jogos acontecem em 26 de janeiro

Governadora Rosalba Ciarlini visitou o estádio na manhã de hoje e concedeu coletiva para falar sobre os primeiros eventos do Arena. A obra, a ser concluída até a próxima terça-feira, está na fase final de instalação e limpeza fina. Foto: José Aldenir
Governadora Rosalba Ciarlini visitou o estádio na manhã de hoje e concedeu coletiva para falar sobre os primeiros eventos do Arena. A obra, a ser concluída até a próxima terça-feira, está na fase final de instalação e limpeza fina. Foto: José Aldenir

Roberto Campello
Roberto_campello1@yahoo.com.br

No próximo dia 31, cumprindo o prazo determinado pela FIFA, o consórcio responsável pela construção da Arena das Dunas ascenderá todas as luzes do estádio, em testes de iluminação e som, simbolizando a conclusão da obra. Na manhã desta terça-feira (24), a governadora Rosalba Ciarlini visitou as instalações da Arena das Dunas e anunciou os primeiros eventos que serão realizados no estádio que será palco de quatro jogos durante o mundial de futebol da FIFA em 2014. Até o dia 20 de janeiro, a presidenta Dilma Rousseff deverá vir a Natal para visitar a Arena, quando será realizada uma cerimônia oficial de lançamento. No dia 23 de janeiro, será realizada uma grande festa de confraternização entre os trabalhadores da obra e no dia 26 de janeiro a Arena das Dunas receberá os primeiros jogos: ABC e Alecrim, pelo Campeonato Estadual, e América e Confiança (SE), pelo Campeonato do Nordeste.
A governadora Rosalba Ciarlini relembrou que o início da obra de construção da Arena das Dunas foi repleto de críticas e pensamentos negativos de que a obra não ficaria pronta a tempo. “Quando assumimos, tivemos que modificar e adequar todo o projeto, pois a forma com estava proposto era inexeqüível e teria o custo bem superior aos R$ 400 milhões que foram investidos. Hoje estamos comprovando que estávamos certos. Cumprimos a nossa palavra e a Arena das Dunas estará pronta dentro do prazo, dia 31 de dezembro. Hoje, teremos uma Arena multiuso, com um espaço externo que propiciará a realização de diversos eventos em nossa cidade”, destacou a governadora.

O presidente do consórcio, Charles Maia, garantiu que, se não houver nenhum contratempo, a obra será entregue concluída no dia 31 de dezembro. Atualmente, a obra está na fase final de instalação e limpeza fina, onde há cerca de 200 trabalhadores apenas nesse serviço. “Essa é a última fase da obra. A fase de acabamento fino e fase de testes. Até dia 31, tudo ficará pronto”, afirmou Charles Maia. Em relação à cobertura, Charles explicou que é feita em três fases. A primeira já foi concluída. A segunda, e mais demorada, é a colocação dos tubos, que está sendo concluída e que garante a última cobertura, com telha bidirecional. “Nosso planejamento é que até o dia 31 toda a cobertura seja concluída, apesar de alguns trechos precisarem ficar abertos para ajustes nas instalações”.

Rosalba Ciarlini considera que a Copa do Mundo trará inúmeros dividendos para o Rio Grande do Norte. Estimativa da FIFA aponta que o turista deverá gastar em Natal, durante o período do mundial, cinco vezes mais que em outros períodos. “Isso é recurso circulando na nossa cidade, gerando emprego e renda para o natalense e o potiguar. Além disso, a construção da Arena está empregando 2.300 pessoas, que são recursos que também ficam no Rio Grande do Norte, em função dessa grande obra”, afirmou a governadora.

“Sem a Arena das Dunas não tinha Copa. Se não tivéssemos tido a coragem de enfrentar opiniões contrárias e fazer a PPP para garantir a construção do estádio, estaríamos com o sentimento de que havíamos perdido algo muito importante. Com a Copa, foi possível viabilizar muita coisa para o Rio Grande do Norte, como o aeroporto de São Gonçalo do Amarante e a estação de passageiros do porto”, destacou a governadora Rosalba Ciarlini.

A governadora disse que o fato de Natal também ter sido escolhido como uma das cidades-sede propiciou a liberação de recursos para obras importantes, como o saneamento de Natal, através do programa Sanear RN. Nos bairros de Quintas, Planalto, Felipe Camarão e Guarapes já foi dada a ordem de serviço, bem como em Capim Macio, Ponta Negra e Pirangi. Cotovelo e Pium estão em fase de conclusão. Na primeira quinzena de janeiro, serão licitadas as obras de saneamento referentes a zona Norte de Natal, restante dos bairros da zona Sul e Oeste.

Durante a coletiva, a governadora também anunciou a ampliação do Centro de Convenções, que passará a ter capacidade para sete mil pessoas. O Centro de  Convenções será palco do FIFA Fan Fest.

Compartilhar: