Arquidiocese de Natal realizará missas em línguas estrangeiras durante a Copa do Mundo

Celebrações serão promovidas em inglês, espanhol e italiano durante o torneio na Catedral Metropolitana

Missa-JA

Carolina Souza

acw.souza@gmail.com

Os fiéis torcedores estrangeiros que vierem à capital potiguar para assistir aos jogos de suas respectivas seleções durante a Copa do Mundo serão bem acolhidos pela Arquidiocese de Natal, que está se organizando para promover missas em outras línguas, além do Português. Ao todo estão programadas quatro missas, que acontecerão na Capela do Santíssimo Sacramento, na Catedral Metropolitana.

Serão dois finais de semana dentro da programação da primeira fase do mundial, na qual acontecerão quatro jogos em Natal. A primeira celebração está agendada para às 9h do dia 15 de junho, na língua espanhola. Às 10h, será celebrada a mesma missa em língua inglesa. Já no dia 22 de junho, haverá missa em Italiano, às 9h, e novamente em espanhol, às 10h.

O pároco da Arquidiocese de Natal, padre Valdir Cândido de Morais, explicou que não será preciso trazer padres de outras nacionalidades, uma vez que a Arquidiocese possui religiosos com formação no exterior. “Temos em nosso quadro padres que estudaram no exterior e dominam a língua inglesa, espanhola e italiana, idiomas que contemplam a maioria das nacionalidades que teremos em Natal nos próximos dias”, disse.

“Acreditamos que poderemos dar essa assistência celebrativa/litúrgica, acolhendo os fiéis religiosos que vierem à nossa cidade assistir aos jogos”, explicou. Valdir Cândido destacou que a novidade está atraindo a curiosidade de muitas pessoas da própria capital potiguar, que certamente marcarão presença nos dias das missas.

“Começamos a divulgar as datas das celebrações ontem e estamos recebendo diversas ligações de pessoas querendo se informar sobre os horários. Com certeza teremos pessoas daqui participando dessas missas”, conta o pároco. Apesar das missas em línguas estrangeiras, Valdir disse que os portugueses também terão celebrações na língua oficial do Brasil.

Em ambos os dias citados, 15 e 22 de junho, às 11h, serão realizadas as missas normais, já previstas no calendário de celebrações da Catedral. “Não haverá tecnologia para tradução simultânea nas missas em língua estrangeira. Quem vier, poderá participar. Mas também faremos as missas para o nosso público. Obviamente, eles não poderiam ficar de fora”, afirmou padre Valdir.

A Arquidiocese está elaborando um material de divulgação das datas e horários das missas especiais na Copa do Mundo. Panfletos serão distribuídos em hotéis e restaurantes, bem como no aeroporto, rodoviária e Porto de Natal, através de ação em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo.

A iniciativa partiu da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da comissão constituída para a Copa do Mundo. A CNBB sugeriu às dioceses sedes da Copa que pudessem fazer uma programação de missas no sentido de acolher os turistas estrangeiros, realizando ainda, se possível, um turismo religioso pelas cidades. Tendo em vista que a passagem dos turistas será rápida em Natal, a Arquidiocese se programou apenas para as cerimônias religiosas.

Compartilhar:
    Publicidade