Artesanato brasileiro ganha destaque nas cidades-sede da Copa

Nove showrooms serão montados pelo Sebrae para apresentar aos turistas nacionais e estrangeiros criações de artesãos de todo o país

6U848U5656U5U5U5U

Brasileiros e estrangeiros que viajarem pelo Brasil durante a Copa do Mundo da FIFA 2014 vão poder conhecer mais sobre a beleza nacional e levar para casa peças do artesanato feito no país. Assim como aconteceu na Copa das Confederações, em 2013, o Sebrae vai montar showrooms nas cidades-sede da competição para incentivar o desenvolvimento desse mercado e mostrar aos turistas a qualidade do artesanato brasileiro. O primeiro deles já está funcionando em Brasília (DF).

“Esperamos receber 300 mil pessoas e comercializar um montante de pelo menos R$ 2 milhões em peças”, afirma o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Ano passado, mais de 125 mil pessoas visitaram as cinco lojas montadas em Brasília, Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), o que superou as expectativas. Ao todo, 22 mil itens foram comercializados, somando R$ 714 mil em negócios.

Este ano, os showrooms vão funcionar em nove das 12 cidades-sede da Copa: Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Natal (RN), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS). A loja do programa Brasil Original, em Brasília, está montada na praça central do ParkShopping e ficará em funcionamento até 30 de junho (veja calendário). A segunda cidade-sede a receber o showroom será Natal, em 12 de maio.

O funcionamento das lojas será de, no mínimo, um mês. Elas ficam em locais de grande fluxo de pessoas, preferencialmente em shoppings centers. Em São Paulo, por exemplo, o espaço será montado no Shopping Light, de 12 de junho a 13 de julho. Em Salvador, a loja funcionará em uma área de 360 metros quadrados, dentro do Shopping Barra. Em Belo Horizonte, o showroom do Brasil Original ficará no Shopping Pátio Savassi. Até 16 de junho, todas as nove lojas estarão em funcionamento.

A iniciativa permitirá ao visitante conferir peças originais feitas no país inteiro. Todas as lojas Brasil Original recebem itens produzidos em 21 estados brasileiros participantes do projeto, que contemplam diversas tipologias do nosso artesanato, tais como tapeçarias, rendas, cestarias, cerâmica, marchetaria e fibras naturais. Pensando no turista, o número mais significativo das peças deve reunir objetos de tamanho pequeno e médio, o que vai facilitar o transporte, principalmente para aqueles que viajam grandes distâncias.

A ação faz parte do projeto Brasil Original, concebido pelo Sebrae para aproveitar o momento da Copa do Mundo e demais eventos esportivos do período, como forma de estimular o desenvolvimento do artesanato brasileiro por meio da inovação, competitividade e acesso a mercados. “O propósito é elevar o patamar de qualidade do artesanato brasileiro, ao desenvolver produtos de alto valor agregado, buscando também a melhoria da percepção e do valor do artesanato brasileiro pelo mercado, gerando benefícios a longo prazo”, ressalta Carlos Alberto dos Santos.

 

Lojas Brasil Original 2014

Cidade

Local/Endereço

Período

Brasília

 

ParkShopping, SAI/SO Área 6580, Guará 1º de maio a 30 de junho
Natal Praça da Árvore, Avenida Senador Salgado Filho – Mirassol

 

12 de maio a 31 de julho
Manaus Amazonas Shopping, Av. Djalma Batista 482, Parque 10 de Novembro 24 de maio a 27 de junho
Belo Horizonte Shopping Pátio Savassi, Av. do Contorno, 6061 – Funcionários

 

30 de maio a 13 de julho

 

Salvador Barra Shopping, Av. Centenário, 2992, Chame Chame

 

3 de junho a 13 de julho
Fortaleza Shopping Iguatemi, Av. Washington Soares, 85, Água Fria

 

10 de junho a 14 de julho
São Paulo Shopping Light, Rua Coronel Xavier de Toledo, 23, República 12 de junho a 13 de julho
Porto Alegre Barra Shopping Sul, Av. Diário de Notícias, 300, Cristal

 

13 de junho a 13 de julho
Rio de Janeiro Shopping Rio Sul, Rua Lauro Muller, 116, Botafogo

 

16 de junho a 15 de julho

 

Compartilhar: