Associação Médica Brasileira lança site que reúne denúncias na saúde do Brasil

Ao acessar o site, as pessoas vão poder indicar o Estado, a cidade e o local onde o problema foi encontrado

Site reúne denúncias sobre a situação da saúde no País. Foto:Divulgação
Site reúne denúncias sobre a situação da saúde no País. Foto:Divulgação

A Associação Médica Brasileira (AMB) lançou nesta quarta-feira o projeto Caixa-Preta da Saúde. A ideia é reunir em um site denúncias relacionadas a problemas encontrados pela população brasileira na saúde pública e particular.

“Nosso interesse maior é mostrar a realidade do que está acontecendo no País. Em postos de saúde, hospitais, UPAs (unidades de pronto-atendimento)”, disse o presidente da AMB, Florentino Cardoso. “Queremos possibilitar que a população inteira do País inteiro se manifeste”, completou.

Ao acessar o site, as pessoas vão poder indicar o Estado, a cidade e o local onde o problema foi encontrado. Basta clicar no mapa e relatar o ocorrido. É possível enviar ainda fotos e vídeos. Não é preciso se identificar – a denúncia pode ser feita de forma anônima. Uma equipe da AMB ficará responsável por analisar o material e disponibilizá-las no site.

O presidente da AMB lembrou que o objetivo do projeto não é resolver todos os problemas relacionados à saúde brasileira, mas dar voz à população e, em seguida, pressionar o governo para tomar as providências necessárias. “Quando a denúncia se torna pública, os líderes tendem a se manifestar”, destacou Cardoso.

Dados da associação indicam que o Sistema Único de Saúde (SUS) desativou quase 42 mil leitos nos últimos sete anos. O órgão cita ainda pacientes que ficam anos na fila de espera para cirurgias e exames e a falta de infraestrutura, medicamentos e material básico para atendimento à população.

Fonte:Terra

Compartilhar: