Assunto de polícia

A questão da bilhetagem eletrônica unificada em Natal já virou assunto de polícia faz tempo. A agressão misteriosa sofrida pelo…

A questão da bilhetagem eletrônica unificada em Natal já virou assunto de polícia faz tempo. A agressão misteriosa sofrida pelo secretário adjunto de Mobilidade, Clodoaldo Cabral, e a denúncia de ameaças por parte da titular da pasta, Elequicina dos Santos, oficializaram a questão. Mas, engana-se quem pensa que a suspeita de crimes em torno do assunto esteja restrita a estas duas ações.

Até agora, ninguém conseguiu explicar porque o município não consegue implementar uma lei já aprovada e, de certa forma, até simples de ser seguida, que é criar um mesmo cartão eletrônico que seja utilizado em ônibus e alternativos. Mas, apesar da aparente facilidade do projeto, os principais personagens envolvidos listaram dezenas de dificuldades, que impediram o uso do mecanismo até hoje.

Eis que, de repente, o sempre silencioso Seturn – Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Natal – resolve falar. E, acreditem, diz que a bilhetagem única já existe em Natal há anos. Mas, não sem a devida resposta dos representantes dos alternativos, que afirmam ser estes veículos com o projeto todos dominados pela entidade que “administra” o transporte público natalense.

Agora, como uma espécie de último capítulo de uma novela com cheiro de coisa errada, a Câmara Municipal de Natal reuniu assinaturas suficientes para abrir uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar o processo, talvez o mais lento de toda a história do Palácio Felipe Camarão. Um golpe que nem mesmo o mais ferrenho adversário do prefeito Carlos Eduardo imaginava acontecer.

O fato é que a questão está envolvida em uma série de acontecimentos esquisitos, para dizer o mínimo, e que merece, sim, o olhar atento da sociedade, neste caso representada por seus vereadores. A fumaça em torno de um projeto tão simples, onde o maior beneficiado será o contribuinte humilde, que necessita do transporte público para se locomover, precisa ser dissipada. Mesmo que seja preciso colocar a Polícia no meio de tudo isso.

TEMPO PERDIDO

Para fechar o assunto do texto principal da coluna de hoje, o prefeito Carlos Eduardo Alves, se tivesse se posicionado no início da polêmica sobre a questão da bilhetagem, poderia ter evitado que o caso chegasse a tamanha proporção. Se tiver habilidade e bom senso, ainda tem chance de evitar uma CEI que só desgastará a gestão. Mas, precisa prestar contas do que está sendo feito.

OPÇÃO

O vereador Luiz Almir poderá terminar ao lado da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, como suplente para o Senado. O seresteiro ainda nem confirmou se será candidato a deputado estadual e já começa a ser citado nos bastidores como possível companheiro da “Guerreira”, na chapa liderada pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves, pré-candidato a governador do RN pelo PMDB.

TRANSPARÊNCIA

A Câmara Municipal de Natal aprovou projeto que transforma a verba de gabinete em indenizatória, nos moldes como já acontece no Congresso Nacional. Agora, os vereadores precisarão pagar as despesas do gabinete e depois pedir ressarcimento pelo custo. O objetivo é garantir transparência com os recursos. A iniciativa para implantação da novidade partiu do próprio presidente da Casa, Albert Dickson.

NOVIDADE

Os empresários Rodrigo Lima e Paulo Pinheiro estão inaugurando a segunda franquia em Natal da Grand Cru no Shopping Seaway, localizado na Avenida Roberto Freire. Hoje, a nova casa será aberta em regime de soft open, mas a inauguração oficial acontecerá nos próximos dias. A loja terá vinhos de várias nacionalidades. Até o final do mês, também será aberto o Wine Bar.

CENTENÁRIO

Como um prêmio de consolação, o Alecrim conquistou a terceira vaga do Rio Grande do Norte na Copa do Brasil de 2015, por ter terminado a competição, de acordo com a classificação geral, em terceiro lugar, atrás de Globo e América, ambos finalistas. Espera-se que, para o ano do centenário, os diversos erros da atual temporada, repetidos de 2013, sirvam de aprendizado. É preciso um time digno para o Verdão ter motivos para sorrir quando completar 100 anos.

RECONHECIMENTO

Em tempo: a Caixa Econômica Federal confirmou patrocínio para ABC e América, graças a interferência e ao empenho do deputado federal Henrique Eduardo Alves, que por sua vez foi procurado pelos dirigentes Gustavo Carvalho e Rogério Marinho. Ponto para o futebol potiguar.

VÍDEO-GAME

Para quem gosta de futebol e videogame a Ibyte do Natal Shopping promove uma competição especial neste sábado (12), a I Copa Ibyte de Futebol Digital. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link http://migre.me/iI26m. A plataforma utilizada durante a Copa de Futebol Digital, será o Playstation 3 (PS3) e o jogos serão o PES 2014 e o FIFA 2014. Os jogos foram escolhidos por serem os mais populares entre os jogadores de futebol digital os melhores do mercado na categoria.

CAOS

Mais quanto tempo estão esperando para liberar a via interrompida há meses na BR-101 para a obra de drenagem no canteiro localizado em frente ao Arena das Dunas. O local já aparenta estar perto da conclusão e, até agora, continua proibido para carros.

GIRA MUNDO

MISS

No último sábado (05), Caroline Almeida foi escolhida como nova Miss Macaíba. Na foto, ela aparece ao lado de Alan França, da miss 2013 Alayane Galvão e de Airton Silva.

CASAMENTO

Ainda no sábado, o casal Gorette Gabriel, atual secretária de Assistência Social de Monte Alegre, e Cesimar Claudino, prestigiaram o casamento.

Compartilhar:
    Publicidade