Até tu, México?

Não se sabe a data do aniversário do secretário estadual de Segurança Pública, mas dá para apostar que esta semana…

Não se sabe a data do aniversário do secretário estadual de Segurança Pública, mas dá para apostar que esta semana tenha marcado seu inferno-astral. Nos últimos sete dias, Aldair da Rocha viu explodir em seu colo a notícia de repercussão nacional, sobre a devolução de R$ 12 milhões para o governo federal.

Depois, acabou divulgando uma nota sobre o assunto totalmente sem sentido, como se fosse capaz de convencer uma população entregue a violência, que a verba milionária era insignificante. Por fim, em um mesmo dia, viu o Ministério Público anunciar sua investigação em cima do fato acima, e uma ONG do México apontar Natal como a 12ª cidade do mundo no ranking das mais violentas.

Pior, conforme a abertura do inquérito publicada pelo Diário Oficial, os promotores suspeitam que a “ineficiência” de Aldair da Rocha pode ter causado o dano ao erário estadual e “um incomensurável prejuízo a combalida área da segurança pública”. Isso em um Estado onde são assassinadas, em média, quatro pessoas por dia.

Após tantas notícias negativas em sequência nos últimos dias, sem falar nas dezenas de mortes violentas e de assaltos que acabaram ficando em segundo plano no noticiário semanal, não há mais o que se falar sobre o assunto. É tarde demais até para se cobrar alguma atitude em respeito aos potiguares.

O governo chegou ao seu terceiro ano sem montar nenhum programa para o setor ou aumentar investimentos na área. Também não se preocupou em recuperar delegacias ou presídios, mais parecidos com “masmorras”, como bem classificou o Conselho Nacional de Justiça. Hoje, até gasolina está em falta para os policiais cumprirem a ronda.

Diante de uma realidade tão dura, fica difícil até mesmo acreditar em dias melhores, embora a esperança do povo seja algo permanente. Talvez, com a fama potiguar chegando até mesmo em terras mexicanas, alguém se preocupe em buscar uma solução de verdade para o caos da insegurança no RN.

 

DEFINIÇÕES
O deputado federal Henrique Eduardo Alves tem mantido seguidas reuniões com aliados para tentar viabilizar a candidatura própria do PMDB, indicando o ex-senador Fernando Bezerra para disputar a sucessão da governadora Rosalba Ciarlini. Mas, de quase todos têm ouvido questionamentos e críticas sobre a possibilidade levantada a favor do ex-parlamentar.

ARTICULAÇÕES
Por enquanto, apesar de negar veementemente a possibilidade, Henrique ainda admite aos mais próximos a possibilidade de ser o futuro governador do Estado. Mas, a possibilidade de permanecer como presidente da Câmara por mais dois anos pode acabar pesando nessa escolha, embora, para isso, a dependência de vários fatores possa atrapalhar no futuro. É aguardar os próximos capítulos.

RN INSEGURO
Este colunista ainda nem sabia do material publicado pela revista Época quando decidiu escrever sobre as questões da segurança pública ocorridas durante esta última semana. Mas, para fechar com chave de ouro as notícias nada agradáveis para o governo neste setor, o veículo da editora Globo traz amplo material sobre a calamidade encontrada no presídio de Alcaçuz. Pior, faz comparação com o caos de Pedrinhas, no Maranhão.

INÉRCIA
Segundo a reportagem, até mesmo casos de canibalismo já ocorreram dentro do presídio de Alcaçuz, isso para não falar nos diversos crimes registrados por lá nos últimos anos. O pior é saber que o governo já sabia de tudo isso desde o ano passado, quando o CNJ produziu seu relatório sobre o sistema prisional potiguar. Lamentável.

ALEMÃO NA ÁREA
Quem passará por Natal neste final de semana será o treinador da seleção dos Estados Unidos, o alemão Klinsmann, um dos maiores jogadores dos anos 90. Ao lado dos demais integrantes da comissão técnica americana, o ex-atleta vem para conhecer a sede aonde a equipe jogará sua partida de estreia na Copa do Mundo de 2014, contra Gana, no dia 16 de junho. Depois, ainda visitará Recife e Manaus, cidades dos demais jogos.

PROTESTOS
Por falar na Arena das Dunas, será forte o esquema de segurança para evitar contatos de manifestantes com as autoridades previstas para participar do evento, principalmente a presidente Dilma Rousseff e a governadora Rosalba Ciarlini. Mas, diante da expectativa, se as vaias forem pequenas ambas já estarão no lucro.

QUATRO RODAS
A concessionário de luxo PG Prime deu início à exposição do XF Premium Luxury da Jaguar no Natal Shopping. Os visitantes do poderão conferir de perto todo o design e funcionalidades do veículo. Com um motor V6 de 3.0 litros Supercharged o XF possui 340 cavalos de potência. O acabamento do XF segue o requinte e o conforto característicos da Jaguar, elegantemente produzido com materiais de elevada qualidade com couros “soft-grain” com costura dupla e modernos compensados de madeiras combinados com o uso de alumínio.

NA TV
Na próxima segunda-feira (20), este colunista entrevistará o vereador Albert Dickson (Pros), presidente da Câmara Municipal. O parlamentar participará do programa Boa Tarde Cidadão, na Band. Vale à pena acompanhar.

GIRA MUNDO

Está na Folha de São Paulo de hoje. Um contingente de 61,3 milhões de brasileiros de 14 anos ou mais não trabalha nem procura ocupação -e, portanto, não entra nas estatísticas do desemprego. Trata-se de 38,5% da população considerada em idade de trabalhar pelo IBGE, ou o equivalente à soma do total de habitantes dos Estados de São Paulo e do Rio. Nos EUA, ainda se recuperando da crise, a taxa é similar, 37,4% -as metodologias, porém, não são as mesmas.

Compartilhar:
    Publicidade