Audiência pública vai discutir unificação das Carreiras dos Professores de Natal

Vereadora Amanda Gurgel (PSTU) convocou audiência para esta quinta-feira (04) a fim de discutir projeto que unifica os Planos de Cargos e Carreiras dos professores do Ensino Infantil e Fundamental da rede pública de Natal.

Vereadora Amanda Gurgel. Foto: Divulgação
Vereadora Amanda Gurgel. Foto: Divulgação

A vereadora Amanda Gurgel (PSTU) convocou uma audiência pública para esta quinta-feira (04) a fim de discutir o Projeto de Unificação das Carreiras do Magistério Público de Natal. A sessão será realizada na Câmara Municipal, às 14 horas, e vai reunir professores do Ensino Infantil e Fundamental para debater a unificação de seus respectivos Planos de Cargos e Carreiras. A secretária municipal de Educação, Justina Iva, e o Sindicato dos Professores da Rede Pública do RN (Sinte) foram convidados para participar da audiência.

O projeto foi elaborado pela Prefeitura, e a Secretaria Municipal de Educação pretendia votá-lo na Câmara em regime de urgência. Mas a Comissão de Educação, Cultura e Desporto do Legislativo exigiu que a proposta fosse discutida com os principais interessados, os professores da rede pública de Natal. Hoje, a categoria está dividida em dois Planos de Carreira. Um para os educadores infantis, e outro para os professores do Fundamental. Essa divisão acarreta uma desigualdade entre os profissionais da mesma área, com distorções salariais e jornadas de trabalho distintas.

Os professores tem debatido o projeto elaborado pela Prefeitura, mas defendem mudanças que garantam o enquadramento de todos como profissionais do magistério e uma jornada de trabalho igual. “Temos que organizar a luta pela unificação das carreiras dos professores do Ensino Infantil e Fundamental. É preciso garantir que o projeto enviado pela Prefeitura mantenha os direitos, com a jornada de trabalho de 20 horas para todos, conforme decisão da categoria em assembleia.”, defende a vereadora Amanda Gurgel.

Compartilhar:
    Publicidade