Aumento da carga tributária após o Plano Real ultrapassa os 10 por cento – Marcos Aurélio de Sá

- Desde a criação do Plano Real, há vinte anos, a carga tributária no Brasil aumentou mais de dez pontos…

- Desde a criação do Plano Real, há vinte anos, a carga tributária no Brasil aumentou mais de dez pontos percentuais, ou seja, passou de 25,7 por cento do PIB em 1993 para os mais de 36 por cento previstos para 2014.

– De lá para cá, em busca do equilíbrio das contas públicas, o Governo Federal não apenas aumentou tributos e encargos de diversas naturezas, mas também criou para as empresas novidades pesadas como a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (Cofins), o PIS, o Pasep e a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), esta última extinta pelo Congresso Nacional em 2007. Tudo isso, porém, apesar de ter proporcionando enorme aumento na arrecadação, não trouxe melhorias nos serviços públicos e acabou, como sempre, punindo as camadas mais pobres.

– Em 2012, os tributos que incidiram sobre o consumo e os salários corresponderam a 76,26% da arrecadação brasileira, segundo dados da Receita Federal. Naquele mesmo ano, nos países que integram a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) – ou seja, as nações mais desenvolvidas do planeta – a média correspondia a apenas 58,35 por cento.

Descontos de até 70% nos produtos de mais de 50 lojas do Natal Shopping

– Um grupo de lojistas do Natal Shopping Center lançou a ideia de realizar neste meado de julho uma grande campanha de vendas com descontos. Mais de 50 lojas aderiram e, já neste final de semana, os consumidores podem encontrar produtos com preços promocionais, inferiores em até 70 por cento.

– Participam da campanha lojas de confecções masculinas e femininas, calçados, acessórios, moda praia, óculos, perfumaria, joias, moda íntima, brinquedos, entre outras.

Construtora Hazbun e Grupo BHG já na fase de ambientação do “Riviera de Ponta Negra”

– Muito em breve Natal ganhará mais um hotel da bandeira Golden Tulip, que ficará localizado de frente para o mar na Avenida Roberto Freire. Será o “Riviera de Ponta Negra”, com 168 apartamentos e completa estrutura para eventos de negócios, restaurantes, galeria de lojas, piscinas, etc.

– O empreendimento é da construtora Hazbun, em parceria com o grupo BHG (Brazil Hospitality Group), e já teve iniciada a fase de ambientação.

– Com duas torres de mais de 20 andares (uma delas destinada a funcionar como um residencial estilo flat, com 120 apartamentos e a outra como hotel) o “Riviera de Ponta Negra” será inaugurado até o final de novembro próximo.

Capuche faz entrega a terceira torre do condomínio “Viver Bem”

– A Capuche Empreendimentos já está efetuando a entrega da torre C do condomínio residencial “Viver Bem”, com 60 apartamentos, no bairro de Cidade Satélite.

– Quando estiver implantado por completo, o empreendimento imobiliário contará com seis torres e 360 apartamentos, além de área de lazer completa e estrutura de segurança.

– Este é o primeiro condomínio verticalizado que a construtora e incorporadora Capuche constrói em Natal através do programa social “Minha Casa, Minha Vida”.

– Algumas unidades ainda estão disponíveis para venda e podem ser adquiridas com todas as facilidades e benefícios assegurados pelo programa do Governo Federal, além de um desconto de R$ 10 mil proporcionado pela empresa construtora, por meio da promoção “Desconto Campeão”, que foi prorrogada até o final deste mês.

São Gonçalo ganhará mais unidades do programa “Minha Casa, Minha Vida”

– O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, recebeu esta semana visita do superintendente da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte, Roberto Sérgio Linhares, que foi se inteirar sobre o andamento das muitas obras habitacionais financiadas no município com recursos do programa “Minha Casa, Minha Vida” e, ao mesmo tempo, comunicar a liberação de novos investimentos para ampliar e fortalecer a infraestrutura urbana são-gonçalense.

– Entre os projetos para os quais a Caixa Econômica repassará à Prefeitura recursos do Governo Federal estão o Sistema Adutor (que captará água do Rio Maxaranguape para a cidade) e o aumento da Rede de Distribuição de Água, além da realocação dos moradores da comunidade Padre João Maria.

– O prefeito aproveitou a visita do superintendente da CEF para convidá-lo a visitar o conjunto habitacional “Novo Santo Antônio”, que está em fase adiantada de construção em São Gonçalo, contando com 1.800 apartamentos. A meta de Jaime Calado é elevar esse número em mais 2,5 mil moradias, como forma de suprimir o déficit habitacional do município.

Lançado o site “Brasil Export – Guia de Comércio Exterior e Investimento”

– Foi lançado esta semana pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, o site informativo “Brasil Export – Guia de Comércio Exterior e Investimento”.

– O objetivo desse novo portal na internet é facilitar a busca lá fora de novos parceiros comerciais pelos produtores rurais brasileiros e ajudar na diversificação da nossa pauta de exportações de commodities agrícolas, bem como na captação investimentos estrangeiros no agronegócio.

– O “Brasil Export” está disponível em português, inglês e espanhol, podendo ser acessado no endereço www.brasilexport.gov.br.

Academia Pulse anuncia o início das operações

– Está em fase final de implantação em Natal, no bairro de Lagoa Nova, a academia Pulse Health & Fitness, cuja inauguração acontecerá ainda este mês.

– Idealizada pelo administrador de empresas Horácio Oliveira e pelo educador físico Lo-Amy de Souza, a Pulse exigiu quatro anos de trabalho intenso e pesados investimentos para se tornar realidade. Sua meta é disputar a liderança em seu segmento de mercado.

– Com um arrojado projeto arquitetônico, o edifício da academia conta com quatro pavimentos e uma área construída de 3 mil metros quadrados, oferecendo diversas atividades integradas e muitos diferenciais, tais como: espaço kids e brinquedoteca com câmeras e recreadores, restaurante, salão de beleza, centro de convivência, loja de suplementos, estacionamento próprio, vestiários com chuveiros especiais, ar condicionado, armários e sauna.

Compartilhar:
    Publicidade