Autoridades estrangeiras devem vir a Natal acompanhar jogos da Copa

Demais autoridades como de Gana, Itália, Grécia e inclusive Japão ainda estão para confirmar a presença

US-POLITICS-WOMEN-OBAMA-BIDEN

Com a realização de quatro jogos da Copa do Mundo em Natal, estrangeiros estarão espalhados pela cidade, inclusive seus representantes. Por enquanto, há presença confirmada do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a princesa da Casa Imperial do Japão, Noriko Takamado.

A seleção estadunidense vai jogar contra Gana no dia 16 de junho na Arena das Dunas. No dia seguinte, Biden se reunirá com a presidente Dilma Rousseff em um encontro que vai marcar a volta do diálogo entre Brasil e EUA depois do escândalo de espionagem eletrônica denunciada ano passado por ex-espião Edward Snowden.

Contudo, o cerimonial do governo do Estado ainda não tem a informação da data exata da chegada de Biden e sua agenda no Rio Grande do Norte. “Ele vai vir para o jogo, mas não passaram a data de chegada. Isso é uma coisa muito restrita, deles mesmos. Eles podem avisar até dois dias antes”, explicou a Iris Machado, chefe do cerimonial da governadoria.

À espera do vice de Obama, cidadãos preparam manifestações para o dia do jogo contra os Estados Unidos e os investimento para a Copa. A previsão é que 30 mil estadunidenses venham para a partida em Natal.

Ainda segundo Iris Machado, demais autoridades como de Gana, Itália, Grécia e inclusive Japão ainda estão para confirmar a presença. “A gente fez todas as solicitações, mas só receberemos as confirmações de última hora”, acrescentou. Segundo contou, ela tentava novamente confirmar a presença das autoridades via eletrônica ao meio-dia de hoje. “Estamos nesse momento tentando receber as confirmações porque temos que tomar algumas providências em termos de protocolo”, declarou.

Cerca de sete mil japoneses são esperados em Natal para o jogo contra a Grécia no dia 19. A visita já é esperada pela Associação Cultural Nipobrasileira no Rio Grande do Norte que preparou dicas para que eles aproveitem a visita. Iris Machado também desfez a expectativa dos simpatizantes do presidente do Uruguai, José Mujica. Segundo a chefe do cerimonial, o presidente mais pobre da América do Sul não virá.

Por parte da Prefeitura de Natal, ainda não há evento agendado com autoridades estrangeiras. Em Natal jogarão as seleções da Itália, Japão, EUA, Grécia, Uruguai e Gana na primeira fase do mundial de futebol.

Compartilhar:
    Publicidade