Blocos Latan e PiraPirangi animam domingo e segunda-feira de Carnaval

Ziriguidum, Borogodó, Skindolelê e Balacobaco exploram diversas temáticas em suas alegorias e figurinos

65u56u56u

Conrado Carlos

Editor de Cultura

O carnaval da praia mais badalada do litoral potiguar tem novidades na edição 2014. Com estrutura que remete às grandes festas Brasil afora, dois blocos prometem animar foliões que estiverem em Pirangi no domingo (02) e na segunda-feira (03) próximos. O PiraPirangi e o Latan pretendem reunir entre cinco e dez mil pessoas, a partir das 16 horas, nas imediações da Praça São Sebastião em um cortejo que incluirá bonecos gigantes, alegorias, fantasias, quatro alas temáticas e animação que revitaliza uma tradição de décadas. Antes, na noite desta quarta-feira (26), no bar do Suvaco, no Tirol, uma festa de lançamento será armada com orquestra e confraternização dos participantes.

Organizado pela publicitária Suzane Nóbrega, o PiraPirangi utiliza gírias que perpassam a história da maior festa brasileira para nomear suas alas. Ziriguidum, Borogodó, Skindolelê e Balacobaco exploram diversas temáticas em suas alegorias e figurinos – na ordem, samba e brasilidade; a magia do baile de máscaras; influências de raças e do folclore; e mitos e personagens na poesia de cada folião. “A ideia surgiu quando comecei a ouvir essas expressões, como balacobaco, que exaltavam os anos 1940, 1950, 1960, por exemplo, nos quatro dias de festa”, diz a veranista da praia de Cotovelo e antiga frequentadora do carnaval de Pirangi.

Mesmo sem cordão de isolamento e trios elétricos grandiosos, quem pagar os R$30,00 terá a sua disposição, durante o percurso, uma orquestra de frevo e um ‘trenzinho’ elétrico, carro alegórico com sete metros de comprimento com sistema de som semelhante a de um paredão. “Esse retorno do carnaval de Pirangi é uma consequência natural do crescimento das confraternizações praianas, nos últimos anos. Isso do trenzinho foi uma solução criativa para a impossibilidade de usarmos um carro maior, pois a rua principal é muito estreita e a cidade está muito quente”, explica Suzane, para quem o arranjo ampliou a beleza alegórica.

Se o encanto das fantasias está garantido em cada ala, que terá um estandarte e figurinos do artista Di Carlo, um tema oficial foi composto por Suzane em parceria com um dos melhores músicos do Estado: o pianista Eduardo Tauffic. PiraPirangi conclama, na voz de Sérgio Nulance, os devotos de Baco a seguirem um ritual de alegria, aventura e contato com a natureza: “[...] se prepara que vai subir [...] o paraíso é aqui”. No clima carnavalesco, um concurso premiará as melhores fantasias nas categorias Beleza e Originalidade com o troféu Pirei Com Você. “Vai ser um bloco glamoroso, charmoso, muito bonito de se ver”.

Estão previstas paradas no restaurante Amarelinho, em frente ao estacionamento do restaurante Paçoca de Pilão e na dispersão, já nas proximidades do Porto Brasil Residencial. “Por sua vez, o bloco Latan, que significa Libertas Amicos Triunfare Amor Natalis, nasceu com vocação para virar escola de samba, com uma importante carga intelectual e social. É um bloco percussivo, onde cada pessoa pode levar seu instrumento e curtir a música. Ele é voltado para estudantes, universitários, políticos, publicitários, jornalistas e intelectuais. È para quem já participou dos antigos blocos, como o Saca-Rolha, Puxa-Saco, Baculejo, Elite, Meninões”, relembra Suzane, animada com a boa procura pelos abadas. “Tem sido constante. Desde ontem comecei a entregar”.

 

Compartilhar: