Blog

Você deve ter percebido que O Jornal de Hoje está de site novo. Se ainda não acessou, faça isso agora…

Você deve ter percebido que O Jornal de Hoje está de site novo. Se ainda não acessou, faça isso agora mesmo e aproveite para conferir o blog deste escriba aqui – porque propaganda é bom e todos nós gostamos. Nos últimos dias, postei textos sobre (1) um livro que conta a história de uma rádio alternativa que usou rock e hip hip em Belgrado, na então Iugoslávia, para contestar o governo do carniceiro Slobodan Milosevic, no começo dos 1990; tem também (2) algumas considerações sobre a Copa do Mundo do ano que vem, em que comparo a ficção brasileira articulada pelo ex-presidente Lula e efetuada na gestão Dilma, com a zairense de 1974, ano da famosa luta entre Muhammad Ali e George Foreman.

Soltei palavras (3) para Syd Barrett, fundador do Pink Floyd e ícone geracional que sucumbiu à esquizofrenia, amplificada pelo uso de LSD (ele acabou de ter uma biografia lançada no Brasil), droga que empolgou meio mundo nos 60s; e (4) conto rapidinho o que aconteceu na final de 1951 na Liga Nacional de beisebol americana, sob suspeita de manipulação, o que culminou com o assassinato do mafioso Willie Moretti, amigo íntimo de Frank Sinatra, de quem estou concluindo a sensacional biografia Frank – A Voz. Até sexta-feira tem resenha por aqui, com ou sem autorização dos envolvidos. Digo apenas que a vida do cantor americano foi vasculhada em seus mais íntimos tormentos, sem contestação pública.

Uma das ideias do blog é unir escritos com vídeos alusivos aos temas propostos. Lá você pode encontrar documentários, como o sueco Surplus, que aborda a sociedade de consumo, capitalismo, indústria cultural e por aí vai. Shows e discos também entram na conta. O de B.B. King em Kinshasa, parte da festança armada por Mubutu Sese Seko nos dias que antecederam a luta do século (que ainda teve James Brown, Bill Withers e outras atrações) pode ser visto na íntegra, assim como o álbum de estreia (e único gravado por Barrett) do Floyd, The Pipers at the Gates of Down, merece uma boa escutada, acompanhada de cerveja, vinho ou água mineral.

O blog é opinativo, analítico, sem notícias quentes ou em primeira mão. Predominará meu gosto pessoal (se não gostar, paciência) e assuntos esquecidos ou subaproveitados na mídia convencional. Servirá como um complemento ao impresso, cuja página de cultura prioriza temas locais.

Sugestões serão sempre bem vindas. Escreverei um ou dois textos por dia, salvo aqueles em que a disposição e os fatos conspirarem para o contrário. Se morrer alguém relevante ou querido, posso estender meu plano inicial. É mais um canal aberto entre o leitor e O Jornal de Hoje, que investiu na construção do site e, aos poucos, vai completando o time de blogueiros para conquistar os três pontos no jogo virtual.

Compartilhar:
    • OLAVO P QUEIROZ

      Sucesso!!!