Bombeiros se capacitam com Curso de Salvamento em Terrestre no RN‏

urante duas semanas, 25 bombeiros e policiais militares estarão participando do Curso Básico de Salvamento Terrestre ministrado por especialistas do estado de São Paulo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) está oferecendo aos seus militares, no período de 12 a 23 de maio, mais uma capacitação com vistas à melhoria dos serviços de urgência e emergência da corporação. Durante duas semanas, 25 bombeiros e policiais militares estarão participando do Curso Básico de Salvamento Terrestre ministrado por especialistas do estado de São Paulo.

Durante as instruções, os militares irão se especializar em salvamento terrestre e adquirir conhecimentos e técnicas necessárias para a realização do resgate em acidentes automobilísticos com vítimas presas em ferragens, determinando e implementando as técnicas e táticas para estabelecer o comando, dimensionar a cena, gerenciar os riscos, obter acesso, desencarcerar e extrair as vítimas com rapidez e segurança, utilizando equipamentos e ferramentas específicas. Além disso, o curso ainda abordará outras áreas específicas do salvamento terrestre, essenciais a rotina da segurança pública, como o resgate a suicidas.

Garantido com recursos viabilizados pelo Governo do Estado, junto a Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos, a capacitação aborda instruções teóricas e práticas e contará com 100 horas-aula, sendo realizada em dois turnos, manhã e tarde, no Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento da Corporação, que fica situado na Base Aérea de Natal, Setor Oeste, na Avenida Luiz Antônio, em Parnamirim/RN.

De acordo com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, o Curso de Salvamento Terrestre é uma das muitas ações de capacitação, que foram inseridas em 2014 no cronograma de atividades da Corporação e que ficará como legado da Copa do Mundo.

“Os bombeiros potiguares estão permanentemente sendo capacitados para exercer com eficiência os serviços de nossa atribuição. Seja no atendimento pré hospitalar, nas ações de defesa civil, proteção ambiental ou nas diversas modalidades de salvamento (aquático, terrestre e altura), o Centro de Formação e Aperfeiçoamento do CBMRN tem feito um excelente trabalho ofertando treinamentos em parceria com outras instituições. Após a Copa do Mundo de Futebol, o Corpo de Bombeiros terá como legado as capacitações que estão sendo feitas neste período”, enfatizou.

Compartilhar:
    Publicidade