Bossa afinada

Um dos maiores difusores da bossa nova no exterior, o saxofonista Stan Getz (1927-1991) acaba de ser homenageado com o…

Um dos maiores difusores da bossa nova no exterior, o saxofonista Stan Getz (1927-1991) acaba de ser homenageado com o lançamento de um dos grandes momentos de sua carreira. O CD e DVD Live At Montreux 1972 mostra o americano ao lado de um grupo de jovens que àquela altura despontavam na cena jazzística mundial. Ler os nomes de Chick Corea, Stanley Clarke e Tony Williams entre seus acompanhantes e saber que o quarteto apresentou sete números no mítico festival suíço é para ficar, no mínimo, curioso.

Uma retrospectiva dos músicos diria que Clarke (baixo) e Corea (piano e teclado) entraram no clube dos principais nomes da história do jazz, com uma sólida parceria na ótima banda Return To Forever. O mesmo aconteceu com Williams, que fez fama ao tocar com Miles Davis por anos. E Getz (sax tenor) gravou com João Gilberto e Tom Jobim. Eles formaram o time titular no álbum Capitan Marvel, base para este Live At Montreux 1972 com cinco faixas. Difícil dizer quem é o destaque do show.

Temas que viraram standards do gênero, como Lush Life, são executadas com um entrosamento digno de campeões, de quem jogava no modo automático, no melhor sentido que a afirmação pode ter. Ainda que o período registrasse o gradual afastamento de Getz da bossa nova, resquícios da música brasileira são observados em várias passagens dos 61 minutos de show – ele ganhou o Grammy de melhor interpretação de jazz, em 1963, com sua versão para “Desafinado”. E do fusion, vertente que dominaria os quatro músicos nos anos subsequentes.

Filmado no Montreux Pavillion, o DVD serve também como item nostálgico, pois tanto Getz como Williams já morreram – o chefe com câncer no fígado, depois de décadas de vício em álcool e drogas (ele chegou a ser preso por assaltar uma farmácia, ávido por morfina). O encarte traz notas pessoais de Corea, como compositor de cinco dos sete números aqui registrados. É possível ver a maioria das músicas no Youtube deste Live At Montreux, o que só aumentará a vontade de tê-lo em sua coleção.

Compartilhar: