Campanha orienta veranistas sobre cuidados para o período do verão

‘Praia Segura’ objetiva garantir mais segurança nas praias do Estado

Ação de caráter preventivo realizada neste sábado conta com o apoio de voluntários para participar da blitz educativa e distribuição de panfletos. Foto: Wellington Rocha
Ação de caráter preventivo realizada neste sábado conta com o apoio de voluntários para participar da blitz educativa e distribuição de panfletos. Foto: Wellington Rocha

Com a chegada do verão, os cuidados para garantir mais segurança nas praias devem ser redobrados. Com este intuito, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte deu início à Campanha Praia Segura, ação de caráter preventivo com blitz educativa e distribuição de panfletos com dicas sobre saúde, viagens, prevenção de acidentes e cuidados no trânsito. A campanha também abrange a ação ‘Criança à Vista’, que objetiva identificar e orientar crianças nas praias mais movimentadas do Estado, além de distribuir junto aos pais pulseiras de identificação de crianças.

Na manhã deste sábado (4), no chamando Trevo de Estivas, na BR-101, rota do Litoral Norte, uma equipe formada por militares do Corpo dos Bombeiros auxiliada por voluntários integrantes do Grupo Pré-Militar Carcará abordavam os motoristas que passam pelo trevo, com o objetivo de alertar sobre os cuidados no verão.

“Esta campanha é considerada referência no Nordeste em se tratando de caráter preventivo. Um dos nossos focos principais é a prevenção de acidentes domésticos, orientando sobre o uso correto dos aparelhos eletrodomésticos, se os fogões estão desligados, por exemplo. Também orientamos não entrar no mar se tiver ingerido bebida alcoólica, ter cuidados com as crianças e não perdê-las de vista, ter uma hidratação adequada e seguir cuidados gerais para ter um verão tranquilo. É importante destacar que esta iniciativa não é voltada para a repressão e, sim, para a orientação e prevenção”, destacou o coronel Elizeu Dantas, comandante geral do Corpo de Bombeiros do RN.

O engenheiro Arthur Rocha, aprovou a ação educativa. “Achei muito bom e deveria ser feita todos os anos”. O militar Carlos Alberto também valorizou a iniciativa. “Maravilhosa esta ação para toda a família. Agora seguiremos a orla com muito mais segurança para nossa viagem”.  O motorista de lotação Josenildo Bezerra também ficou satisfeito com a abordagem. “É muito importante esta questão da segurança, sem falar que no nosso caso, combate os motoristas clandestinos e dá mais segurança para os nossos clientes. Também acredito que inibe assaltos”, disse.

Segundo Leonardo Lavit, coronel do grupo pré-militar Academia Carcará, o trabalho na campanha Praia Segura desperta nos jovens de 8 a 20 anos a vontade de continuar realizando ações solidárias. “Eles valorizam e acham tão importante a ação, que um dia antes já começaram a se preparar, treinando abordagem em carros e como passar a mensagem. Todos entendem o nosso objetivo maior, que é a conscientização da população. Este é o segundo ano que participamos e temos dados que durante nossa atuação no ano passado não houve casos de afogamento. Acredito que são pequenas atitudes como estas que podem contribuir para um mundo melhor”, enfatizou.

Jessica Cunha, integrante da Academia Carcará, demonstrou bastante empolgação em participar das atividades na manhã deste sábado. “Me sinto muito feliz em estar ajudando a sociedade e isto para mim é uma preparação para o Exército. Vejo que meu sonho está começando a se realizar. Aqui estamos realizando ações de cidadania, auxiliando em cuidados no trânsito e com as crianças”.

A ação teve início neste sábado e será realizada também nos dias 11 e 18 de janeiro, no período da manhã. Em 2013, a Campanha Praia Segura orientou mais de 46 mil pessoas, abordou 9.121 veículos, distribuiu 29.212 panfletos com dicas de segurança e ainda identificou 14.998 crianças com pulseirinhas da ação “Criança à Vista”. A iniciativa foi idealizada pelo Corpo de Bombeiros funcionará integrada às Operações Verão, Rodovida e Extremoz Seguro e contará com a adesão da Polícia Rodoviária Federal, Policia Militar de Extremoz, Samu 192/RN, Cruz Vermelha Brasileira, Grupo Pré-Militar Carcará e União dos Escoteiros.

Compartilhar: