Campanha Praia Segura busca intensificar ação “criança a vista” no litoral

O objetivo é evitar afogamentos envolvendo crianças e adolescentes

Operação visa orientar sobre os perigos ao tomar banho de mar. Foto:Divulgação
Operação visa orientar sobre os perigos ao tomar banho de mar. Foto:Divulgação

A Campanha Praia Segura, iniciada no último sábado, na região metropolitana de Natal, com o objetivo de prevenir turistas e veranistas contra afogamentos e acidentes durante o verão será intensificada neste fim de semana com o apoio de voluntários da União dos Escoteiros do Brasil. No próximo sábado (11), além de um reforço na Blitz Educativa, realizada no “Trevo de Estivas”, na BR-101, rota do litoral norte do Estado, a Campanha Praia Segura realiza também a ação “Criança à Vista”, das 8 às 12 horas, nas praias do Forte, Meio, Artistas, Ponta Negra, Cotovelo, Barreira do Inferno, Cajueiro, Pirangi do Norte e Pirangi do Sul.

De acordo com o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante-Geral do CBMRN, a ação deste fim de semana irá priorizar a orientação quanto à segurança das crianças e adolescentes que frequentam o mar e as piscinas durante o verão. O objetivo é evitar que acidentes, como os que estão sendo noticiados pela mídia nacional, com registros de afogamentos envolvendo crianças e adolescentes de 0 à 14 anos em praias e piscinas, aconteça no RN.

“Estamos acompanhando na mídia nacional alguns acidentes envolvendo crianças em praias e piscinas neste verão. Sabendo que esta é a faixa etária mais vulnerável, estaremos intensificando nossas ações preventivas com foco neste público alvo visando evitar afogamentos. Com o apoio de 130 voluntários, entre Escoteiros e Academia Pré Militar Carcará, iremos realizar uma grande mutirão nas praias, distribuindo pulseiras de identificação para crianças e aproveitando este momento para orientá-las quanto aos riscos!”, destacou o Comandante do CBMRN.

De acordo com o Tenente Rodrigo Couceiro, Comandante do Destacamento de Policia Militar de Extremoz, a Campanha Praia Segura é um exemplo de que com uma maior integração de todos os entes (Município, Estado e União) e a mobilização da sociedade é possível garantir mais segurança e, consequentemente, um verão melhor.

“No primeiro fim de semana do ano, orientamos mais de 4 mil pessoas e abordados cerca de mil veículos. A população recebeu muito bem nossas orientações e nossos voluntários foram fundamentais neste processo. Estamos trabalhando no fortalecimento da prevenção onde todos possuem a sua parcela de contribuição e responsabilidade”, destacou o Tenente PM Rodrigo Couceiro.

Além do Corpo de Bombeiros, responsável pela coordenação da Campanha Praia Segura, participam também, o Destacamento de Policia Militar de Extremoz, Policia Rodoviária Federal, Policia Civil, Samu 192/RN e voluntários.

Em 2013, a Campanha Praia Segura orientou mais de 46 mil pessoas, abordou 9.121 veículos, distribuiu 29.212 panfletos com dicas de segurança e ainda identificou 14.998 crianças com pulseirinhas da ação “Criança à Vista”.

Fonte:Assessoria

Compartilhar: