Campeões sul-americanos confirmados no Red Nose Pro Junior em Baía Formosa

A maioria é do Brasil, com a lista das promessas do esporte de vários estados do Sul, Sudeste e Nordeste do país, sendo encabeçada pelo atual campeão sul-americano Pro Junior da ASP South America, Luan Wood

anuncio pg dupla

Os dois últimos campeões sul-americanos da categoria para surfistas com até 20 anos de idade, estão confirmados na estreia do Red Nose Pro Junior, que vai abrir a disputa pelo título masculino do ASP South America Pro Junior Series 2014 nos dias 8 a 10 de agosto em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte. O catarinense Luan Wood defende o título conquistado sobre o peruano Juninho Urcia nas esquerdas de Lobitos, no Peru. Já o campeão de 2012, Italo Ferreira, vai competir em casa nas direitas do Pontal de Baía Formosa, onde iniciou no esporte. Este será o primeiro evento internacional na sua cidade e cerca de cinquenta surfistas da nova geração já garantiu participação, inclusive de outros países como Peru e Argentina, mas as inscrições continuam abertas até a véspera do início do Red Nose Pro Junior.

A maioria é do Brasil, com a lista das promessas do esporte de vários estados do Sul, Sudeste e Nordeste do país, sendo encabeçada pelo atual campeão sul-americano Pro Junior da ASP South America, Luan Wood. O catarinense está na Califórnia para disputar a prova da categoria Sub-20 de um dos maiores campeonatos do mundo, Vans US Open of Surfing em Huntington Beach, que na mesma semana vai promover uma etapa do WCT feminino e uma masculina do ASP Prime. Depois, Luan Wood volta ao Brasil e parte para o Rio Grande do Norte, para iniciar no Red Nose Pro Junior a corrida pelo bicampeonato sul-americano Pro Junior em Baía Formosa.

Quem também pode conseguir esse feito é o potiguar Italo Ferreira, que faturou o título no ranking do circuito ASP South America Pro Junior Series 2012, mas não participou da única etapa realizada no ano passado em Lobitos, no Peru. Com isso, ficou de fora do Mundial Pro Junior de 2013, que pela primeira vez foi realizado no Brasil e com Gabriel Medina conquistando seu primeiro título mundial da ASP na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC). Italo agora vai começar a disputa pelas quatro vagas no time sul-americano para o próximo Mundial Pro Junior em casa, no reefbreak de direitas que surfa desde criança.

FAVORITOS AO TÍTULO – Ele já está começando a competir em etapas profissionais do ASP Qualifying Series e conseguiu dois bons resultados nas três provas que participou esse ano, chegando as semifinais no ASP 6-Star do México e no ASP 3-Star da Argentina. No momento, Italo Ferreira ocupa a 44.a posição no ranking que indica dez surfistas para a elite dos top-34 do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour. Além dos campeões sul-americanos, também são fortes concorrentes ao título do Red Nose Pro Junior em Baía Formosa o peruano Juninho Urcia, vice-campeão na final contra Luan Wood no ano passado no Peru, o argentino Facundo Arreyes e os brasileiros Matheus Navarro, Deivid Silva, Yan Daberkow, Pedro Neves, entre outros.

A lista dos inscritos está bastante renovada em relação aos que competiram em Lobitos no ano passado. Alguns já estouraram o limite de 20 anos de idade e 31 dos 39 confirmados na categoria masculina do Red Nose Pro Junior, não participaram da única etapa do ASP South America Pro Junior 2013 no Peru. Os oito que disputaram o título sul-americano do ano passado e já confirmaram presença em Baía Formosa são o atual campeão Luan Wood, o vice Juninho Urcia, o argentino Facundo Arreyes e os brasileiros Deivid Silva, Daniel Araujo, Pedro Neves, Cainã Barletta e Pedro Nogueira.

SEGUNDA ETAPA FEMININA – O Red Nose Pro Junior será a primeira etapa do ASP South America Pro Junior Series 2014 a realizar as duas categorias. A masculina vai começar no Rio Grande do Norte, mas a feminina já foi iniciada no Peru com uma reedição da decisão do título sul-americano do ano passado. Só o resultado foi invertido, com Miluska Tello carimbando a faixa da campeã Melanie Giunta em San Bartolo para largar na frente na corrida pelo troféu de melhor Sub-20 da América do Sul esse ano. As duas ainda não confirmaram suas inscrições na única etapa no Brasil em Baía Formosa, pois a próxima que vai definir os campeões sul-americanos e a equipe para representar o continente no Mundial Pro Junior da ASP será de novo no Peru, de 16 a 20 de setembro em Chicama.

Entre as meninas já inscritas no Red Nose Pro Junior, apenas quatro estão no ranking 2013 da ASP South America por terem competido no ano passado em Lobitos, a peruana Vania Torres, a argentina Josefina Ane e as brasileiras Marina Rezende e Karol Ribeiro. Elas também participaram da primeira etapa feminina deste ano em San Bartolo, no Peru. A melhor foi Vania Torres, que só parou nas semifinais e ocupa a terceira posição no ranking sul-americano Pro Junior de 2014. As duas brasileiras ficaram nas quartas de final e dividem a quinta colocação, enquanto  a argentina perdeu uma fase antes e ficou em nono lugar.

BAÍA FORMOSA – A cidade de Baía Formosa fica a 96 Km ao sul de Natal, a capital do Rio Grande do Norte, na divisa com o estado da Paraíba. A antiga vila de pescadores ganhou fama pela qualidade das ondas do seu litoral, principalmente as do pointbreak de direitas batizado de Pontal, mais conhecido por Pontal de BF. Foi lá que o maior ídolo do surfe brasileiro em todos os tempos, o paraibano Fabio Gouveia, moldou o seu surfe para depois brilhar no cenário internacional nos muitos anos que defendeu o país no Circuito Mundial da ASP. Já entre os nativos de Baía Formosa, os principais talentos são Alan Jhones que já chegou perto do título brasileiro profissional e agora Italo Ferreira, que já conquistou o título brasileiro e sul-americano Pro Junior.

O Red Nose Pro Junior 2014 tem como principal patrocinador a marca Red Nose e realização da Federação de Surf do Rio Grande do Norte (FESURF RN) e Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Baía Formosa, com apoio da Luli Malhas, Trifil, Luxcel, Revista Fluir e site Waves. O evento é homologado pela ASP South America como segunda seletiva sul-americana para o Mundial Pro Junior da ASP e será transmitido ao vivo pelo www.aspsouthamerica.com

 

INSCRITOS NO RED NOSE PRO JUNIOR:

01: Luan Wood (BRA)

02: Juninho Urcia (PER)

03: Deivid Silva (BRA)

04: Facundo Arreyes (ARG)

05: Daniel Araujo (BRA)

06: Pedro Neves (BRA)

07: Cainã Barletta (BRA)

08: Pedro Nogueira (BRA)

09: Italo Ferreira (BRA)

10: Matheus Navarro (BRA)

11: Yan Daberkow (BRA)

12: Gustavo Ramos (BRA)

13: Rafael Venuto (BRA)

14: Jackson Rodrigues (BRA)

15: Israel Junior (BRA)

16: Guilherme Santos Silva (BRA)

17: Emanoel Tobias (BRA)

18: Gabriel André (BRA)

19: Pedro Paulo Araujo (BRA)

20: Brenno Castro (BRA)

21: Marcos Correa (BRA)

22: Gustavo Ribeiro (BRA)

23: Madson Costa (BRA)

24: Lucas Pazolini (BRA)

25: Matheus Faria (BRA)

26: Gabriel Farias (BRA)

27: Alan Marcos de Oliveira Guerreiro (BRA)

28: José Ignacio Gundesen (ARG)

29: Nathan Kawani (BRA)

30: Paulo Lucas Pires de Lima (BRA)

31: Derek Marcio (BRA)

32: Patricio Marinho (BRA)

33: Victor Mendes (BRA)

34: Pedro Cordeiro Miguel (BRA)

35: Felipe Oliveira (BRA)

36: Fabio Pereira (BRA)

37: Jhone Fran Rocha Borges (BRA)

38: Ihgor Santana (BRA)

39: Deyvson Barbosa dos Santos (BRA)

INSCRITAS NA CATEGORIA FEMININA:

01: Vania Torres (PER)

02: Marina Rezende (BRA)

03: Karol Ribeiro (BRA)

04: Josefina Ane (ARG)

05: Maria Lucia Belen (ARG)

06: Yanca Heloisa Costa (BRA)

07: Rayssa Fernandes (BRA)

08: Larissa Santos (BRA)

09: Luara Thompson (BRA)

 

 

 

Fonte: ASP

Compartilhar:
    Publicidade