CANDIDATURA

As informações, afirmações e opiniões emitidas pela mulher do deputado Henrique Alves a respeito do ex-senador Fernando Bezerra, deixam cada…

As informações, afirmações e opiniões emitidas pela mulher do deputado Henrique Alves a respeito do ex-senador Fernando Bezerra, deixam cada vez mais a impressão que o dono da Ecocil poderá realmente ser o candidato do PMDB ao Governo do Estado. A leitura feita é esta.

PALANQUE

A eleição majoritária do RN sempre leva em consideração o tamanho do palanque que determinada chapa consegue montar. A dimensão do palanque tem como parâmetro o número de prefeitos que integra o grupo. Essa conta nem sempre representa vitória eleitoral. O prefeito vai, mas não leva ‘o povo’.

PASSADO

Para relembrar essa situação temos histórias recentes de palanques superlotados de lideranças, em que o candidato foi derrotado. Para não ir muito longe, Em 2002, Wilma de Faria renunciou ao mandato de prefeita de Natal para ser candidata ao Governo. Contabilizava apenas 3 prefeitos: o de Natal, Carlos Eduardo; o de Parnamirim, Agnelo Alves e o de São José de Mipibu, Arlindo Dantas. Fernando Bezerra e Fernando Freire ‘abarcaram’ praticamente todos os prefeitos do RN. Um ficou em terceiro lugar; o outro, perdeu com mais de 260 mil votos de maioria.

ESCÂNDALOS

O deputado Nélter Queiroz, disse ontem, na 96 FM, que tudo pode mudar na política do RN. “E se estourar os escândalos de Wilma?”, perguntou o parlamentar de Jucurutu, em tom de sinalização que a revelação de escândalos poderá mudar o quadro eleitoral no RN. Nélter acrescentou que todos os protagonistas do pleito 2014 também têm seus escândalos: “Todo mundo tem. Henrique tem, Robinson tem…”.

VÍSCERAS

Por falar em escândalos, Sherloquinho afirma que há vídeos que serão apresentados durante a campanha, em que um candidato a vice aparece cheirando cocaína. O detetive não acrescentou quem seria esse candidato, já que as chapas ainda não foram sequer anunciadas.

HUMILDADE

O prefeito interino de Mossoró, Francisco José Junior, o Silveira, esteve ontem na Assembleia Legislativa. Passou boa impressão entre os deputados, especialmente a aparente humildade. O filho de Chico Seringa caminha para ser efetivado pelo voto, prefeito do segundo maior colégio eleitoral do RN.

DÍVIDA

O Governo do RN deve a quase todos os fornecedores e prestadores de serviço. Mas há uma dívida criminosa: a do Cidadão Nota 10. Entidades juntam notas fiscais e encaminham para recebimento de recursos. O problema é que o dinheiro não é repassado às instituições; algumas delas são entidades que prestam serviço de atendimento a crianças na área de saúde. Além de apropriação indébita, o calote oficial provoca sérios problemas de funcionamento nas instituições.

INTERVENÇÃO

A decisão do juiz Homero Lechner, de decretar intervenção na Fundac, foi tomada diante da completa incompetência do Governo e falta de respeito da atual gestão em relação ao funcionamento da Fundac e às determinações judiciais. O problema é se o judiciário estender as intervenções para outras áreas inoperantes do Governo. Dessa vez a Rosa não escapa.

SALÁRIO

O novo secretário de Segurança, general Girão Monteiro, não vai optar pelo salário do Exército como foi dito aqui na coluna. Na verdade, por estar na reserva das Forças Armadas, Girão vai continuar recebendo o salário de general e mais o de secretário de Segurança.

Compartilhar: