Cão de guarda – Vicente Serejo

Há quem considere o cão de guarda a melhor exemplificação para o estresse – íntimo da vida moderna. O processo…

Há quem considere o cão de guarda a melhor exemplificação para o estresse – íntimo da vida moderna. O processo de estresse no ser humano se assemelha a um cachorro de estimação que zela pela nossa integridade: ele dá sinais contundentes de ameaça ou permanece tranquilo, ao nosso lado, quando tudo está bem. A palavra “estresse” já faz parte do vocabulário cotidiano das pessoas. Já virou, até mesmo, verbo, conjugado de diversas maneiras: “Tô estressado!”, “Não me estressa…” Mas há diferenças do estresse positivo e negativo.

“O estresse é uma reação do organismo que ocorre quando ele precisa lidar com situações que exijam um grande esforço emocional para serem superadas. Quanto mais a situação durar ou quanto mais grave ela for, mais estressada a pessoa pode ficar. Porém, há meios de se aprender a lidar com o estresse de modo que, mesmo nos piores momentos, o organismo não entre em colapso”. É como define a especialista Marilda Lipp, psicóloga e fundadora do Centro Psicológico de Controle do Stress (CPCS), entidade com sede em Campinas-SP e filiais em diversos estados brasileiros, que se destina a promover a prevenção e o tratamento do estresse excessivo, desde 1985.

“Ando devagar, porque já tive pressa e levo este sorriso, porque já chorei demais…”, cantou o violeiro-poeta Almir Satter. Apaixonado pela vida rural, ele sabe bem o quanto as esperas e o ritmo compassado fazem parte da vida e o quanto deveriam ser encarados de forma mais natural. Corre-se tanto, abrevia-se tanto o tempo… “É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir…”

A competição e os freqüentes ajustes às inovações tecnológicas, por exemplo, são fontes inesgotáveis de estresse, assim como a tentativa de adaptar-se às mudanças ambientais e em adequar-se às interações sociais. Os apressadinhos correspondem ao perfil mais vulnerável ao estresse negativo. Por outro lado, é o estresse positivo que permite as realizações e que coloca a pessoa na ativa. O desequilíbrio pode levar problemas físicos e emocionais, conflitos interpessoais, queda da produtividade…

Para lidar com o estresse do dia-a-dia, a melhor recomendação é adotar um estilo de vida saudável, que inclua uma alimentação balanceada, atividade física regular (que é um antidepressivo natural), a busca pela estabilidade emocional e práticas de relaxamento – os chamados pilares para o gerenciamento do estresse. Ponto fundamental para manter o cão de guarda mansinho é mudar a forma como se interpreta as situações que nos acontecem.”Hoje, me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe. E levo a certeza de que muito pouco eu sei, ou nada sei”…

Fazendo as contas

Há quem diga que alguns petistas estariam fazendo as contas, apreensivos, quanto à vaga para federal e Adriano Gadelha, segundo tais cálculos, pode não entrar, como o planejado. Com isso, a coligação elegeria apenas Fábio Faria (PSD) e Betinho Rosado (PP). Fátima Bezerra deve, portanto, sacrificar a cadeira do PT na Câmara Federal para receber o apoio da família da governadora do DEM.

Futuro

Muitos estão associando a escolha de Carlos Eduardo (PDT) em apoiar Henrique Alves (PMDB) com o trabalho que o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) está fazendo, desde 2012, com vistas à eleição municipal de 2016. Mineiro pode se tornar um de seus principais empecilhos à reeleição.

Férias forçadas

A algumas semanas do recesso, o deputado Dibson Nasser (PSDB) retorna à Assembleia Legislativa do RN, depois do longo período de “férias forçadas”, para votar importantes matérias, como a LDO e a alteração na Constituição Estadual.

Prata da casa

A cantora potiguar Khrystal faz show no Teatro Riachuelo, na próxima quinta-feira (17). Ela apresentará seu trabalho mais recente, o álbum Dois Tempos, e também interpretará canções de Geraldo Azevedo, Alceu Valença e Severino Ramos.

Festival gratuito

O maior festival de jazz gratuito do Nordeste, o 5º Fest Bossa & Jazz, que acontecerá em Pipa, de 21 a 24 de agosto, promete atrair um público de mais de 30 mil pessoas. Entre as atrações confirmadas, estão Marcos Valle & Banda, Roberto Menescal, o angolano Nuno Mindelis, Camila Masiso e Ed Motta.

Festa tradicional

Uma das mais tradicionais festas juninas da capital, o “São Pedro a Bordo” – evento que anualmente ocorre no Iate Clube do Natal – já tem data marcada: sexta-feira (18), às 21h. Entre as atrações, Messias Paraguai e a banda de forró “Rastro de Menina”, além de comidas típicas.

Encontro

Antropólogos de todo o Brasil se encontrarão, em Natal, no “Seminário Internacional dos ‘museus etnográficos'”, que acontece nos dias 01 e 02 de agosto, no hotel Ponta do Sol. As inscrições estão abertas até o próximo dia 14.

Olhares múltiplos

A exposição “Olhares Múltiplos”, que reúne trabalhos de artistas sobre cinco capitais brasileiras (SP, RJ, BH, Salvador e Brasília) desembarca, em Brasília, na próxima sexta-feira (18). A mostra retrata a beleza dos cenários propostos, o caos urbano e as mazelas presentes em cada uma das cidades.

Turismo de eventos

O Natal Convention Bureau captou 19 eventos para Natal neste primeiro semestre, superando-se. Das áreas médicas, técnicas, religiosas, esportivas, culturais e corporativas, os acontecimentos trarão para a cidade um valor estimado de R$176 milhões. Todos eles serão realizados até o ano de 2015 e, juntos, terão um público de 63.700 pessoas.

Malas prontas

O RN lançou o seu primeiro aplicativo de compra de passagens aéreas e hospedagem online, a preços diferenciados para o consumidor final, implantado pelo grupo Sunline Turismo. Com a ferramenta, é possível adquirir passagens aéreas e hospedagem por preços mais baixos do que os praticados pelo mercado tradicional das agências de viagens.

Compartilhar: