Capital Potiguar ganhará mais aparelhos de fiscalização eletrônica

Na manhã de hoje, um novo radar estava sendo instalado na Avenida Hermes da Fonseca, sentido Tirol/Petropolis

Instalacao-de-Radares-na-Av-Hermes-da-Fonseca-WR-(3)

Novos equipamentos de fiscalização eletrônica estão para ser instalados pelas principais avenidas da cidade até o próximo dia 15 de junho. De acordo com o chefe de inspeção de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Natal, Carlos Eugênio Barbosa, em muitos pontos haverá apenas a modernização do equipamento utilizado.

O aparato de fiscalização eletrônica inclui radares, sensores de triplo monitoramento, semipórticos e câmeras. Conforme Carlos Eugênio, os sensores de triplo conseguem verificar o avanço de semáforo, o excesso de velocidade e ainda verificam as placas dos veículos.

Atualmente já existem radares em funcionamento: na Avenida Bernardo Viera (nas proximidades da rua dos Tororós); na Avenida Jaguarari em Candelária e na Ponte Newton Navarro (sentido Praia do Meio). As lombadas eletrônicas estão presentes nas avenidas Airton Senna (próximo a rua Alameda dos Bouganvilles) e na Mário Negócio (imediações do hospital Giselda Trigueiro).

De acordo com a Semob, estão em instalação os seguintes radares: Ponte Newton Navarro (sentido Redinha); Avenida Felizardo Moura; Hermes da Fonseca (próximo a AABB, no sentido Tirol/Petrópólis). Também está em processo de implantação uma lombada eletrônica na avenida Prudente de Morais (próximo a rua Militão Chaves) em Candelária.

Nos pontos onde hoje funcionam bandeirões (equipamento que fica apenas sob uma das faixas da via), serão instalados semipórticos (abrangendo duas faixas). Os locais são: Avenida Itapetinga, Prudente de Morais (no Barro Vermelho) e Hermes da Fonseca perto do 16º RI.

Também estão previstos nove sensores de triplo monitoramento e 12 câmeras em pontos ainda não definidos pela pasta responsável pela mobilidade urbana. Mesmo instalados até 15 de junho, os equipamento precisam de um tempo para começar a multar efetivamente. “Depois é feita a solicitação para aferição do Inmetro e se faz uns dias de testes”, explicou Carlos Eugênio Barbosa.

Além disso, ele ressaltou que em alguns dos pontos onde os equipamentos serão substituídos, outros aparelhos que fiscalização eletrônica mais antigos estão funcionando há muito tempo.

Multas

A Semob registrou em 2013 64.933 multas de trânsito nas vias de Natal. A maior parte delas é excesso de velocidade (até 20% acima do limite), 25.932 mil multas. Isso representa 39,94% de todas as infrações de trânsito registradas ano passado. O local de maior incidência das irregularidades é na Avenida Bernardo Vieira (ainda no Alecrim), com 10.995 multas registradas em 2013. O trecho da Bernardo Vieira que passa pelo Alecrim é exatamente onde está localizado um radar.

Compartilhar:
    Publicidade