Carlos Eduardo destaca apoio de Henrique para realizar obras na cidade

Prefeito elogia a atuação do candidato do PMDB ao Governo do RN

Reunião de Carlos Eduardo e Henrique em Brasília para conseguir recursos para obras. Em Mãe Luiza, deslizamentos deixaram centenas de pessoas desabrigadas. Foto: Divulgação
Reunião de Carlos Eduardo e Henrique em Brasília para conseguir recursos para obras. Em Mãe Luiza, deslizamentos deixaram centenas de pessoas desabrigadas. Foto: Divulgação

O prefeito Carlos Eduardo, do PDT, destacou o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, do PMDB, na liberação de recursos para obras importantes em Natal. Segundo Carlos Eduardo, o prestígio de Henrique em Brasília será fundamental para a cidade caso eleito governador.

Carlos Eduardo voltou de Brasília satisfeito com o resultado das reuniões nos Ministérios da Integração Nacional e das Cidades que abriram caminho para solucionar os problemas causados pelas chuvas em Mãe Luíza. Ele trouxe a confirmação de que o estado de emergência para a região será reconhecido pelas pastas federais, além da aprovação de R$ 4,2 milhões para dar continuidade às ações de resposta rápida que estão sendo executadas na comunidade.

A gestão de Carlos Eduardo em Brasília considera Henrique o principal elo entre a Prefeitura de Natal e o governo federal no que se refere a parcerias administrativas, liberação de recursos e aprovação de projetos. O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves mais uma vez abriu portas ministeriais para que a prefeitura pudesse apresentar seus pleitos.

“Henrique Alves tem acompanhado os nossos pleitos e defendido os projetos da prefeitura junto ao governo federal”, declarou o prefeito. “Sobre a questão de Mãe Luíza, ele reivindicou ao ministro, foi ao local, deu opinião e se mostrou interessado na solução do problema. Isso ajuda demais, afinal Henrique não é só um deputado, mas o presidente da Câmara. Isso é uma força enorme”, acrescentou.

A expectativa é de que esses recursos aprovados nas reuniões em Brasília sejam liberados em 20 dias. Com isso, os serviços das estruturas provisórias de drenagem, esgotamento sanitário, de contenção da encosta e da pavimentação da Rua Guanabara para a liberação do tráfego serão realizados. Ficou definido que os projetos definitivos serão apresentados de forma integrada. A unificação visa a facilitar a análise do corpo técnico dos ministérios e a identificação dos programas do governo federal em que eles podem ser enquadrados.

Todos os estudos consolidados feitos pela equipe da Prefeitura do Natal devem ser enviados a Brasília dentro de três semanas. A partir do envio, as propostas serão examinadas nos ministérios em 10 dias. “Ficamos muito satisfeitos com a sensibilidade demonstrada pelo ministro Francisco Teixeira e os técnicos, bem como a disposição deles e do Ministério das Cidades em agilizar as providências para minimizar e reparar o quadro dramático vivido pelas famílias de Mãe Luíza e de Natal, em decorrência das fortes chuvas de junho”.

Para atender de forma imediata às famílias de Mãe Luíza que tiveram as residências atingidas pelas fortes chuvas, a Prefeitura enviou à Câmara Municipal nesta segunda-feira (30) o projeto de lei que institui o Programa de Auxílio Moradia. A medida tem como objetivo central dar suporte temporário às intervenções urbanas que resultem de situações emergenciais e de calamidade pública, decretadas na forma da lei pelo Poder Executivo municipal.

O projeto prestará concessão temporária, pelo Poder Executivo Municipal, de um valor pecuniário correspondente a 01(um) salário mínimo, às famílias ou pessoas desabrigadas residentes no município de Natal e que sejam potencialmente reconhecidas pela Defesa Civil do Município de Natal e/ou pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), como vítimas de situações emergenciais ou de calamidade pública em áreas urbanas.

Compartilhar: