Prefeito garante conclusão das obras de mobilidade até o dia 31 de maio‏

Em relação ao viaduto que está sendo erguido na marginal da BR-101, o prefeito informou que também ficará pronto no dia 31, mas a liberação para o tráfego de veículos só deverá ocorrer 30 dias após a Copa

Foto: João Maria Alves
Foto: João Maria Alves

Em visita às obras de mobilidade urbana no entorno da Arena das Dunas, na manhã desta segunda-feira (5), o prefeito Carlos Eduardo garantiu que elas estarão concluídas até o dia 31 de maio. A novidade apresentada pelo prefeito é a abertura do túnel da avenida Romualdo Galvão, que sairá na BR-101, para o dia 25 de maio, antecipando o prazo de entrega. “Quando Natal foi escolhida cidade-sede da Copa do Mundo tinha 53 meses para preparar o evento, e quando assumi a Prefeitura em janeiro de 2013, faltavam apenas 18 meses e praticamente nada havia sido feito. Em 31 de maio vamos entregar o viaduto estaiado, seis túneis e duas passarelas”, afirmou.

Em relação ao viaduto que está sendo erguido na marginal da BR-101, o prefeito informou que também ficará pronto no dia 31, mas a liberação para o tráfego de veículos só deverá ocorrer 30 dias após a Copa, uma vez que o concreto estará em cura, e leva em torno de 28 dias para alcançar a rigidez e a resistência necessária. Em todas essas obras serão utilizados 30 mil metros cúbicos de concreto, três mil toneladas de aço e outras três mil de estacas prancha.

O trabalho vem sendo tocado por uma equipe de 1.450 trabalhadores em regime de 24 horas: “É a maior obra de mobilidade urbana da história de Natal. Nós não podíamos deixar como legado apenas a Arena das Dunas. O investimento chega a R$ 600 milhões”.

É importante destacar que todas as obras de mobilidade serão entregues com sinalização. Em virtude disso, oito semáforos serão eliminados, o que dará mais fluidez ao trânsito. O projeto inicial dos túneis previa apenas a passagem de um carro. Com o redimensionamento do projeto, agora os seis túneis vão dar passagem a dois veículos. O acabamento das obras está previsto para ser concluído até o dia 10 de junho.

Amparado em dados da FIFA, o prefeito Carlos Eduardo revelou que Natal está sendo o destino mais procurado pelos turistas com vistas à Copa do Mundo no Brasil. Conforme o gestor, a cidade vai agradar aos milhares de visitantes que virão no clima do mundial de futebol. Ainda segundo ele, a Prefeitura vai oferecer opções culturais no Memorial Natal e no Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, além da FIFA Fan Fest com atrações locais e nacionais.

A respeito da decoração da cidade para a Copa, o prefeito disse que ela vem agradando à maioria dos natalenses. “A decoração ficou bonita. Vai dar o clima da Copa. Peço ao natalense que não danifique a decoração, pois quem pagará a conta é o próprio contribuinte”, apelou.

Em relação às obras de mobilidade na avenida Capitão-Mor Gouveia, que ligará a avenida Prudente de Morais à BR-226, e que preveem a construção de um binário, o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Neto, disse que a construtora EIT está tendo dificuldades de trabalhar no canteiro de obras por causa dos constantes roubos a materiais de construção e aos próprios operários.

Segundo o secretário, crianças são usadas por adultos para furtarem celulares, relógios, paralelepípedos e carrinhos de mão, entre outros objetos. “Nas últimas duas semanas os roubos se intensificaram. Estamos convivendo com isso todo dia. Isso vai impactar na conclusão das obras. Ainda vou avaliar se tem condição de liberar a obra até o dia 31 de maio”, assinalou. Ele informou, ainda, que parte da avenida Prudente de Morais será interditada no período de 8 a 22 de maio para a pavimentação e sinalização do túnel.

Com o prefeito Carlos Eduardo e o secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, visitaram também as obras de mobilidade o secretário chefe do Gabinete do Prefeito, Kleber Fernandes, mais os titulares das secretarias de Comunicação Social, Serviços Urbanos, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da FIFA 2014 e o secretário adjunto de Planejamento Instrumental da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sempla), Alexandre Duarte.

Compartilhar: