Centro de Saúde Reprodutiva dedica semana em homenagem aos homens

Em comemoração ao Dia Nacional do Homem, celebrado no último domingo (15), o Centro de Saúde Reprodutiva Professor  Leide Morais,…

Em comemoração ao Dia Nacional do Homem, celebrado no último domingo (15), o Centro de Saúde Reprodutiva Professor  Leide Morais, no bairro do Alecrim, iniciou ontem segunada a Semana do Homem, iniciativa que objetiva proporcionar mais saúde e bem estar ao público masculino.

Até o dia 19, quinta-feira, das 7h30 às 17 horas, serão oferecidos, gratuitamente, testes rápido para detecção de doenças como Hepatite, HIV, VDRL (que detecta sífilis), HGT (glicemia), aferição de pressão, todos com resultados na hora. Também está sendo oferecido agendamento para coleta de PSA (que ajuda a prevenir câncer de próstata), para hemogramas, dosagens de colesterol, triglicerides, glicose, creatinina, ácido úrico e fator RH, HGT, além de distribuição de folderes educativos sobre prevenção de doenças masculinas, camisinha e agendamento para nutricionistas e psicólogos.

De acordo com a diretora Débora Torquato, o projeto começou há três anos com atividades em apenas um único dia, mas devido à grande procura fez-se necessária a criação de uma programação semanal. “Tivemos que estender por causa da alta demanda. Os homens estão cada vez mais se conscientizando sobre a importância de cuidar da saúde e estão procurando mesmo os serviços oferecidos. Vários que vieram já perguntaram quando será a próxima ação”, disse.

Ainda segundo Débora, algumas exames tem que seguir pré-requisitos, como o do PSA, que auxilia na detecção do câncer de próstata. “Os que estão procurando este tipo de exame muitas vezes não sabem que tem que estar com jejum sexual há 48 horas e não ter feito exercício físico, por exemplo. Mesmo assim, orientamos e ainda encaminhamos para o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) para uma triagem e para que façam os testes rápidos”, disse.

O operador de telecobrança Denilson de Oliveira contou que a preocupação com a saúde faz parte da sua vida. “Sempre fiz exames de rotina. Vim aqui há três meses e quando voltei hoje fiquei sabendo desta ação e aproveitei para fazer exames de DST. É uma forma de preservar a mim e minha esposa”.

O auxiliar de serviços gerais Ailton Lucas também aproveitou sua marcação de consulta para um nutricionista e fez um check-up na saúde. “Ano passado fiz vários exames, mas vou aproveitar o momento e dar uma checada novamente. Sempre me cuidei e acredito que ao cuidar de mim, cuido de toda a minha família, além de dar um bom exemplo para os meus filhos. Recebi um material explicativo e vou divulgar lá no meu trabalho, avisar a todos”.

Já o vigilante Paulo Sérgio foi enfático. “É importante se cuidar e tentar prolongar a vida e tudo que tiver direito vou fazer”.

Compartilhar: