Clássico entre ABC X América servirá como evento-teste para jogos da Copa do Mundo

O Secretário Luiz Roberto adiantou que a atuação da Sesap será coadjuvante, participando com a presença de sua equipe nas áreas externas do Arena das Dunas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014 (COL) participaram, na manhã desta quarta-feira (30), de uma reunião no prédio da Sesap, com o titular da pasta, Luiz Roberto Fonseca, a fim de decidirem um Plano de Operação Padrão (POP) a ser executado no próximo sábado, dia 3, quando ocorrerá o clássico entre América-RN e ABC, que servirá como evento-teste da Fifa para o Mundial.

De acordo com o coordenador médico da Copa do Mundo de 2014 no RN, Maeterlinck Rego, presente ao encontro, o jogo, que será realizado na Arena das Dunas, é válido pela terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e será uma ótima oportunidade para por em prática o plano operacional de Saúde para a Copa. “Natal será a primeira sede a ter um evento-teste, servindo como ensaio geral para a Copa”, destacou Maeterlinck Rego.

Maeterlinck Rego, que participou de reunião do COL, no Rio de Janeiro na semana passada, informou também que a Fifa irá disponibilizar, dentro do estádio, uma equipe terceirizada e particular, formada por 70 profissionais de saúde, entre cardiologistas, ortopedistas, pediatras, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos intensivistas e paramédicos, atuando em cinco postos de atendimento médico distribuídos nos três pisos do estádio, e frisou que, além disso, cada clube e cada seleção nacional possuem suas próprias equipes médicas.

O Secretário Luiz Roberto adiantou que a atuação da Sesap será coadjuvante, participando com a presença de sua equipe nas áreas externas do Arena das Dunas. Segundo ele, os profissionais do Samu somente adentrarão ao estádio em casos de extrema necessidade, quando a capacidade de atendimento dos profissionais contratados pela Fifa for insuficiente. O órgão irá trabalhar integrado ao Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil. As ações da Coordenação de Saúde da Sesap, contudo, já teve reconhecimento e elogios por parte da Fifa. Durante a reunião, Luiz Roberto Fonseca destacou ainda a presença do presidente do único parceiro privado na Coordenação de Saúde na Copa, o médico infectologista Antônio Araújo, que dirige a UNIMED.

“O Samu atuará ao entorno do estádio, com contato constante com as equipes da Fifa que estarão no interior do Arena das Dunas. Estamos considerando este jogo teste uma preliminar da copa. Estaremos atuando de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, sem prejudicar os demais serviços cotidianos. Além disso, as nossas equipes de Vigilância Sanitária estarão trabalhando inspecionando a qualidade dos produtos que são comercializados no jogo, entre outros aspectos, o que é de fundamental importância”, disse o secretário Luiz Roberto.

Todas as segundas-feiras, a partir das 14h, técnicos do Governo do Estado se reúnem na Escola de Governo, no Centro Administrativo, para discutir temas relativos a chegada da Copa.

Compartilhar: