Cofres disfarçados ajudam a esconder melhor bens valiosos em casa

Modelo em forma de dicionário e tomada falsa são opções para proteger itens mesmo quando a residência é invadida por bandidos

Colocar pequenos valores em um falso esconderijo pode evitar que ladrões encontrem os bens mais valiosos da casa. Foto: Divulgação
Colocar pequenos valores em um falso esconderijo pode evitar que ladrões encontrem os bens mais valiosos da casa. Foto: Divulgação

Quem guarda bens valiosos em casa, como joias ou grandes quantidades de dinheiro, deve estar atento aos riscos de assalto. Não é porque algo está dentro da residência que está necessariamente a salvo da ação de bandidos. Por isso, é importante escolher ou criar um espaço secreto, que os criminosos não consigam achar mesmo que entrem no imóvel. Confira algumas dicas do especialista em segurança José Ricardo Trentini, gerente da Securtity Vigilância Eletrônica, para ajudar a deixar seus pertences fora do alcance de estranhos.

O primeiro passo é evitar lugares muito manjados, como gavetas de escrivaninhas (mesmo que contem com fechadura), porta joias, pastas, malas ou dentro de armário. “Estes espaços clássicos se tornaram óbvios com o passar do tempo, e provavelmente serão alvo uma busca cuidadosa por parte dos bandidos”, explica Trentini.

O especialista recomenda que a pessoa busque preferencialmente cofres, e tente instalá-los em lugares que não despertem suspeitas. Para garantir ainda mais segurança, Trentini sugere modelos difíceis de serem identificados, como um disfarçado de dicionário e uma tomada falsa que revela um compartimento onde podem ser guardadas algumas preciosidades. “Essas alternativas são mais eficazes, especialmente se os bandidos não tiverem muito tempo para fazer uma varredura no local”, afirma.

No entanto, caso os moradores tenham viajado e os invasores tenham tempo de sobra na residência, esconder demais algo pode resultar em uma casa completamente revirada. Para evitar que isso aconteça, pode-se colocar algo de menor valor em um local pretensamente secreto, como uma isca. Com isso, os bandidos podem acreditar ter encontrado o bem mais valioso da casa, evitando uma busca ainda mais minuciosa.

“Outro ponto importante é jamais divulgar para outras pessoas, mesmo que sejam de confiança, onde os objetos estão escondidos. Sob coação, qualquer pessoa poderá revelar o local aos bandidos”, finaliza Trentini.

Fonte: Terra

Compartilhar:
    Publicidade