Comércio natalense tem boa expectativa para o Carnaval que se aproxima

Além das tradicionais roupas carnavalescas, o comércio potiguar também está pegando carona no tema da Copa do Mundo de Futebol

Comerciantes esperam que procura por artigos para o Carnaval aumente esta semana. Foto: Heracles Dantas
Comerciantes esperam que procura por artigos para o Carnaval aumente esta semana. Foto: Heracles Dantas

Com a aproximação do Carnaval, que começa oficialmente no dia 1º de março (sábado), os comerciantes de Natal também já iniciaram a movimentação para a venda de produtos relacionados com a festa. Com a Prefeitura do Natal garantindo diversos eventos em toda a cidade, a expectativa é que as vendas sejam as melhores dos últimos anos.

É exatamente esse fator que anima Jean Vale de Medeiros, que tem uma barraca na avenida Antônio Basílio, ao lado de um conhecido supermercado da cidade e que é um dos pontos de maior movimentação de pessoas em busca de produtos para o Carnaval. Apesar da fraca procura até agora, o comerciante, que investiu R$ 40 mil em produtos, muitos que ele mesmo produz, mostra otimismo. “Geralmente quando o Carnaval acontece em março, as vendas aumentam. Eu já montei a barraca desde a semana passada, mas eu sei que o movimento só vai aumentar mesma a partir desta semana e a expectativa é muito boa mesmo”.

Apesar de afirmar que sempre conseguiu ter lucro durante o Carnaval, Jean conta que as vendas caíram nos últimos anos. “Eu trabalho com essa questão de datas festivas desde 1986 e sempre vendi bem no Carnaval. O Carnaval de Natal costumava ser muito grande, com muitas pessoas na cidade, mas caiu muito e isso também afeta os comerciantes. Mas tenho certeza que esse ano isso irá mudar”, destacou o comerciante, que é especializado na venda de fantasias.

Segundo Adelmo Freire, superintendente da Associação Comercial do Rio Grande do Norte, outro ponto que deve favorecer o aumento das vendas é a data do evento. “Como o Carnaval começa em 1º de março, muitos trabalhadores já terão recebido salário. Sempre que a festa acontece no início do mês, as vendas aumentam bastante”, explicou Freire, que ainda lembrou que na segunda-feira de Carnaval (3 de março) nenhum comércio irá funcionar.

Tema Copa do Mundo

Além das tradicionais roupas carnavalescas, o comércio potiguar também está pegando carona no tema da Copa do Mundo de Futebol, na qual Natal será uma das sedes da competição que começa em junho. Vários vendedores têm utilizado o Mundial como uma forma de atrair clientes. “Todo ano nós fazemos um investimento muito grande. Esse ano estamos mesclando a temática do carnaval tradicional, como máscaras e fantasias com o tema Copa do Mundo. Temos vários enfeites com as cores da Copa. Até mesmo as embalagens dos produtos trazem a temática do Mundial”, frisou Diego Bruno, gerente da loja Ponto dos Botões, que fica localizada no Alecrim.

De acordo com Adelmo Freire, o comércio do RN, principalmente de Natal, tem tido como tendência utilizar a Copa do Mundo em seus produtos. “Em época de festas, realmente a temática Copa do Mundo tem ficado mais intensa nos produtos, pois o futebol sempre atrai muitos clientes. A divulgação de Natal como sede tem sido bem feita e isso também irá atrair muitos turistas para conhecer a cidade. Então, utilizar produtos com tema da Copa tem sempre sido uma alternativa muito boa”.

Compartilhar: