Como montar o currículo perfeito? Veja 17 modelos de diversas áreas

Informações a serem destacadas dependem do setor da carreira; encontre e baixe o tipo mais adequado para você

y76ij67ui45u

Começar a montar um currículo nunca é fácil e as dúvidas são muitas. Você precisa colocar o seu objetivo? Tem de escrever primeiro a experiência acadêmica ou a profissional? Será que vale citar aquele seu primeiro emprego? Infelizmente, não há uma maneira única de se construir um currículo, mas alguns pontos importantes são comuns a todos.

Antes de a pessoa começar a escrever um currículo, o recomendável é que ela tenha uma ideia muito clara de quais são as suas experiências e conhecimentos mais relevantes para o cargo que quer ocupar.

“Hoje, cada vez mais, os currículos são enxutos, porque ele tem de ter informações verdadeiras, bem estruturadas e informações relevantes, para que o entrevistador tenha uma rápida visão e desperte o interesse de trazer aquele profissional para uma conversa exploratória”, recomenda o recrutador Felippe Virardi, da consultoria em RH Talenses.

No entanto, é preciso prestar atenção à demanda de cada área de atuação, para descobrir o que de fato é relevante para a vaga.

“Áreas técnicas, por exemplo, têm necessidade maior de certificação, então é muito importante que o profissional coloque em maior destaque quais ele possui”, observa a gerente de desenvolvimento Angélica Nogueira, da Catho. “Já ná área de arquitetura, ou engenharia, é importante que [o profissional] faça um currículo mais detalhado dos seus projetos concluídos”.

Apesar da diferenciação por área de atuação, algumas características são elementares a todos os currículos, como ter os dados atualizados e manter a descrição de formação acadêmica, habilidades e experiência profissional.

Pensando nisso, a Catho desenvolveu 17 modelos de currículos contendo as informações básicas e também as instruções específicas para diferentes áreas de atuação.

Veja abaixo qual é a sua área e faça o download do modelo:

1) Currículo para a área técnica

2) Currículo para a área administrativa

3) Currículo para a área comercial e de vendas

4) Currículo para a área de arquitetura e urbanismo

5) Currículo para a área de atendimento ao cliente

6) Currículo para a área de compras

7) Currículo para a área de comunicação

8) Currículo para a área de enfermagem

9) Currículo para a área de engenharia

10) Currículo para a área de importação e exportação

11) Currículo para a área de  medicina

12) Currículo para a área de medicina veterinária

13) Currículo para a área de nutrição

14) Currículo para a área de produção industrial

15) Currículo para a área de tecnologia da informação (TI)

16) Currículo para a área financeira

17) Currículo para a área jurídica

 

Fonte: iG

Compartilhar: