Comprar com cartão de crédito pela internet é realmente seguro?

O consumidor precisa ficar de olho em algumas dicas antes de realizar essas operações

Facilidade e comodidade são algumas das vantagens que o modo oferece. Foto:Divulgação
Facilidade e comodidade são algumas das vantagens que o modo oferece. Foto:Divulgação

O cartão de crédito é sempre o mais lembrado no momento de fazer compras via internet devido à agilidade para executar o pagamento. Em poucos segundos, o consumidor passa do momento da escolha do produto e serviço para a finalização da compra.

Além das facilidades nas compras algumas lojas acabam oferecendo descontos para as compras online ou até fornecendo pontos, que depois podem ser trocados por vales-presentes. Algumas lojas também oferecem cartões próprios para esse tipo de transação, que se usado dão direito a descontos ou prazos diferenciados de pagamento.

Contudo, o consumidor precisa ficar de olho em algumas dicas antes de realizar essas operações. Para a Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito (Abecs), a primeira coisa a conferir antes de realizar uma compra pela internet é se o site usa o protocolo https na barra de endereço, o que garante que não se trata de uma armadilha.

Além disso, ao realizar esse tipo de transação, um cadeado aparecerá na barra inferior. Ao clicar neste cadeado, deve aparecer o certificado de segurança do site.

Um outro cuidado sugerido pela associação, é que após a compra de qualquer produto via internet, o consumidor imprima a garantia e certifique-se de que tudo o que foi combinado online consta nas informações.

Por fim, não compre em lojas desconhecidas e procure informações com outras pessoas que já compraram na loja se as condições do produto, o prazo de pagamento e a fatura do cartão de crédito vieram de acordo com o combinado online com o fornecedor.

Fique atento também ao fato de que um site nunca pedirá a senha do seu cartão, por isso não a informe na internet.

Além disso, antes de proceder com a compra em um site estrangeiro, verifique se o seu cartão de crédito está habilitado para transações internacionais. Se não houver esta liberação, será necessário entrar em contato com o banco ou operadora de crédito do cartão. Outra dica importante, é nunca realizar operações bancárias em computadores públicos para evitar que seus dados sejam vistos e usados inadequadamente por outras pessoas.

Fonte:Bol

Compartilhar: