Confecção de bandeira gigante para a Copa mobiliza comunidade nas Rocas

Bandeira do Brasil com 80 metros de extensão foi produzida pelos próprios moradores

Moradores-das-Rocas-confecciona-bandeira-do-Brasil-na-Rua-Cafe-Filho-WR---(11)

Carolina Souza

Repórter

A Rua Café Filho, no bairro das Rocas, zona Leste de Natal, virou um ponto atrativo da cidade graças à decoração que os moradores da região fizeram para a Copa do Mundo. Além de tornar a rua mais bonita e deixar os moradores em clima de festa, a decoração também tem um tom de ‘protesto’: mostrar que a população, unida, também pode contribuir com a decoração da cidade.

A Prefeitura de Natal recebeu muitas críticas da população nas últimas semanas por causa da falta de criatividade – ou de vontade – para deixar Natal no clima do mundial. O fato de a capital potiguar ser uma das cidades-sede da Copa exige do poder público mais qualidade nas decorações, uma vez que a cidade irá receber turistas e jogadores de diversas nacionalidades.

Na rua em questão, a dimensão da arte em formato da bandeira do Brasil foi feita, exclusivamente, pelas mãos de moradores e artesãos do bairro das Rocas. Em pouco mais de um mês, e com R$ 760,00 – arrecadados pelos moradores e através do apoio do secretário municipal de Serviços Urbanos, Raniere Babosa – pedaços de tecido deram a cara da seleção brasileira.

“Em todas as Copas nós nos reunimos para decorar a rua. Neste ano a decoração tem um gosto especial, não é?! A Copa será aqui”, disse Dalvacir Rocha da Silva, uma das voluntárias na ação. “Um grupo de moradores se reuniu e desde o mês passado se dedicou a essa bandeira. As mulheres pregaram as fitas de TNT e os homens, que são mais fortes, penduraram a bandeira”, explicou.

A bandeira, com 80 metros de extensão, é apreciada por quem passa na rua, motivo de orgulho para Simaldo Ribeiro, um dos artesãos responsáveis pela idealização da bandeira. Apesar de não ser artesão profissionalmente, o talento, segundo ele, aflora de quatro em quatro anos. “Sou artesão nas Copas do Mundo”, brincou. “Foi muito trabalhoso, mais é bonito e gratificante ver o resultado. Foi a forma que encontramos para comemorar e mostrar que podemos contribuir com a beleza da cidade”, disse.

Segundo os próprios moradores, a Rua Café Filho ainda receberá outras intervenções artísticas até a próxima semana. Além da bandeira de tecido aplicada entre os postes, o asfalto receberá pintura da bandeira e outros tipos de ícones que simbolizam a Copa, como o mascote Fuleco. Ao todo, a decoração da rua sairá por, aproximadamente, R$ 1.600,00.

“Não tenho dúvida que o Brasil será campeão da Copa do Mundo. Nosso apoio já está sendo representado aqui”, disse Simaldo. Neste sábado a comunidade realizará uma grande festa para comemorar a inauguração da bandeira, com direito a pagode e muita animação. “Vamos iniciar a festa. O Brasil será campeão”, afirmou Dalvaci.

Compartilhar: