Conheça agora quais os benefícios de consumir aveia diariamente

As propriedades da aveia não são apenas aproveitadas pela digestão

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Todos sabem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, pois permite que o nosso corpo comece o dia com todas as energias para enfrentar melhor a jornada diária. Você já parou para pensar porque sempre é aconselhado adicionar aveia a primeira refeição da manhã? Neste artigo você aprenderá por quê.

Os mais destacados benefícios da aveia 

  • É depurativa: graças a grande quantidade de aminoácidos que a aveia contém, estimula a produção de lecitina no fígado, favorecendo a depuração completa das toxinas do organismo. Consumir aveia é bom para limpar as paredes das artérias, já que a fibra vai “varrendo” os depósitos de gordura que vão se acumulando nos vasos e que podem gerar muitos problemas cardíacos, entre outros.
  • Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue: esta é uma excelente notícia para os que sofrem de diabetes. Sem dúvida, estas pessoas têm que adicionar a aveia as suas dietas, para melhorar a digestão do amido e manter a glicemia estável, principalmente depois de comer.
  • Melhora a digestão: a aveia contribui na redução dos ácidos biliares, facilitando o trânsito intestinal e evitando a prisão de ventre. Por ser rica em carboidratos de absorção lenta, a aveia mantém a sensação de saciedade por mais horas, sendo uma boa alternativa para os que estão fazendo dieta, pois retira a vontade de comer de hora em hora.
  • Possui proteínas de grande valor: no total são 8 os aminoácidos essenciais da aveia, o que a tornam uma fonte proteínas de grande valor biológico. Esta qualidade permite formar tecidos novos no corpo.
  • É anticancerígena: vários são os estudos que foram realizados nos Estados Unidos sobre as propriedades da aveia como uma arma de proteção contra o câncer, uma doença cada vez mais habitual em todo o mundo. Isto se deve ao fitoquímicos presentes na aveia. Aconselha-se então consumir aveia todos os dias, para reduzir em mais de 10% a possibilidade de sofrer de câncer de mama e decólon.
  • É boa para o coração: a razão é a grande quantidade de ácidos ômega 3 e linoleicos, conhecidos como “gorduras boas”, que ajudam a reduzir o colesterol ruim  (LDL), favorecendo as atividades do coração e do cérebro.
  • Ajuda o sistema nervoso central: graças às vitaminas do complexo B que a aveia contém, desenvolve, mantém e equilibra o funcionamento do sistema nervoso.
  • Previne os problemas de tireoide: principalmente o hipotireoidismo, por conter iodo, um mineral que ajuda a manter o correto funcionamento da glândula.
  • Previne a osteoporose: por conter altos níveis de cálcio, necessários para uma boa saúde óssea, evitando a desmineralização.
  • Ajuda a perder peso: para isso, se deve consumir em jejum ou no café da manhã, junto com leite desnatado ou de soja, suco de laranja ou frutos secos.
  • É uma das melhores fontes de energia que existem, por isso se recomenda consumir na primeira hora da manhã, ou antes, do meio-dia, principalmente para aqueles que trabalham muitas horas fora de casa ou tem que estudar para uma prova.
  • É uma grande aliada nos tratamentos de beleza: as propriedades da aveia não são apenas aproveitadas pela digestão. Também pode ser usada de maneira tópica (externa) para rotina estética. Por exemplo, misture com creme hidratante e tenha uma esfoliante para o rosto realmente maravilhoso e muito mais econômico que qualquer outro tratamento de beleza.

Como consumir a aveia

Estas são as melhores formas de adicionar um maravilhoso cereal como a aveia na nossa dieta diária:

  • Vitamina de aveia: adicione no liquidificador uma maçã, uma banana, uma pera, leite ou iogurte, junto com algumas colheradas de aveia e bata bem. Esta deliciosa bebida pode ser consumida a qualquer momento do dia para que seu corpo se sinta mais saudável. Adoce com açúcar se for necessário.
  • Panquecas: pode ser salgada ou doce, de acordo com suas preferências. Faça com um pouco de aveia e leite, e depois recheie com vegetais e temperos, com geleia, doces etc.
  • Pão de aveia: é um pão integral realmente delicioso, você pode adicionar canela e noz moscada e não se esqueça de colocar levedura para que cresça no forno. Você também pode colocar uvas passas, sementes, nozes, chocolate etc.
  • Biscoitos de aveia: são uma excelente opção para o lanche da tarde, existem variedades com coco, amêndoas ou nozes.
  • Ingredientes de saladas: pique cebola, tomate, batatas fervidas, pepino, alface, rale cenouras, e o toque especial: aveia em grãos, que deve ser cozida (se desejar com sal), por 25 minutos, coada e lavada com água fria.
  • Para empanar vegetais ou carnes: no lugar de usar farinha de rosca ou farinha de trigo, você pode utilizar a aveia para fazer milanesas de berinjela ou abóbora, de frango, peixe, carne etc.
  • No café da manhã: é o mais popular. A aveia é colocada crua em flocos sobre o leite ou o iogurte, alguns o fazem diretamente no suco de laranja. Ajudará a evitar a constipação e trará muita energia para o dia inteiro.

Imagens cortesia de megan chromik, Wiennat Mongkulmann, Rachel Tayse, Alpha, Jim Champion e theimpulsivebuy.

 

Fonte: Site Melhor com Saúde

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