Conheça alguns tipos de chá que irão lhe ajudar – e muito – na dieta

Além da variedade de sabores, a bebida não contém gorduras nem calorias e apresenta nutrientes importantes para a saúde

67I67I67I65I

Não existe receita mágica para emagrecer (ao menos por enquanto) e o “segredo” para conseguir bons resultados continua o mesmo: uma dieta balanceada aliada a atividade física. Mas existem alimentos que podem ajudar na perda de peso graças às suas propriedades e um universo bastante rico neste aspecto é o dos chás.

O mais famoso dos chás emagrecedores da atualidade continua sendo o chá verde, mas existem muitos outros, como o de gengibre – que já foi citado aqui no blog –, hibisco, espinheira santa e oliveira. Descubra o que cada um deles pode fazer por você e como você pode emagrecer mais bebendo chá.

Chá verde

Depois que suas propriedades emagrecedoras foram difundidas, este chá tornou-se uma verdadeira “febre” e passou a compor o cardápio de várias dietas. O chá verde de fato atua ativamente no emagrecimento porque acelera o metabolismo, aumentando a perda de calorias. Ainda no quesito estático, o chá verde também é oxidante e ajuda a prevenir o envelhecimento.

Uma variação das mesmas substâncias ativas do chá verde, o chá branco também ajuda no emagrecimento e tem a vantagem de ter mais nutrientes que o verde por ser composto de folhas mais jovem da mesma erva. O chá branco também é menos amargo, porém é mais difícil de ser encontrado (por questões de época da colheita), e, por isso, é mais caro.

Chá de hibisco

Diferentemente dos amargos chás verde e branco, o chá de hibisco possui sabor bastante agradável e também ajuda nas dietas de emagrecimento. O chá de hibisco reduz a absorção de carboidrato pelo organismo, regula o funcionamento intestinal e atua como diurético, diminuindo os episódios de retenção de líquido. Diferente de muitos chás emagrecedores, o hibisco não é estimulante, sendo ideal para quem é muito sensível a este tipo de substância.

Chá de espinheira santa

A espinheira santa ajuda a regular as funções gastrointestinais e possui leve efeito diurético e laxativo. Graças a essas propriedades, o chá de espinheira santa ajuda a eliminar as toxinas do corpo, melhorando a ação do seu metabolismo. Aos que sofrem com problemas estomacais, este chá é um excelente remédio.

Chá de oliveira

O chá de oliveira ajuda na digestão, na regulação do intestino e também é diurético. Embora as pesquisas ainda sejam inconclusivas, acredita-se que o chá de oliveira seja capaz de promover a queima de gordura abdominal. De todo modo, as propriedades já conhecidas da folha da oliveira ajudam a eliminar toxinas e a regular as funções gastrointestinais, o que já auxilia bastante a eficácia da dieta.

OBS: Em todos os casos citados, não podemos esquecer que a ingestão excessiva das substâncias ativas destes chás emagrecedores pode causar efeitos colaterais como insônia, náuseas, diarreias e outros até mais graves. Como já mencionamos aqui em outra ocasião, mesmo sendo substâncias naturais é preciso consumir os chás com moderação para obter resultados eficazes e saudáveis. O ideal é que o consumo de cada um não ultrapasse três xícaras diárias, mas, em caso de dúvida, consulte um especialista.

Confira a receita de chá para reduzir medidas e melhorar a saúde:

Chá emagrecedor

Chá verde – 1 colher (chá) das folhas
Chá preto – 1 colher (chá) das folhas
Gengibre – 1 colher (chá) de gengibre ralado
Canela – 1 unidade de canela em pau
Ferva  os ingredientes em um litro de água e beba ao longo do dia. Todos os ingredientes auxiliam na queima de gorduras.

 

Fonte: Site M de Mulher

Compartilhar: