Conheça cinco hábitos para deixar os ossos e dentes fortes

Cerca de 70% do cálcio presente no organismo vêm do leite e seus derivados

É recomendado ingerir os alimentos ricos em cálcio no café da manhã e nos lanches. Foto: Divulgação
É recomendado ingerir os alimentos ricos em cálcio no café da manhã e nos lanches.
Foto: Divulgação

Não basta incentivar seu filho a consumir leite e seus derivados, achando que a sua ingestão já é suficiente à absorção e fixação do cálcio no organismo. Para garantir uma estrutura óssea saudável e dentes fortes, é preciso adquirir alguns hábitos como praticar atividade física e se expor ao sol. Confira.

1 Tomar sol

O metabolismo do cálcio está relacionado ao da vitamina D, e esta só é sintetizada graças à adequada exposição solar. Por isso, 15 minutos de banho de sol na parte da manhã, antes das 10 horas, e mais 15 minutos à tarde, após as 16 horas, são o bastante para a vitamina D auxiliar o cálcio a penetrar nos ossos. Mas não se deve aplicar protetor solar na pele, pois ele bloqueia a ação benéfica do sol sobre os ossos.

2 Praticar atividade física

Outra maneira de fixar o cálcio nos ossos é por meio da atividade física. “No caso de crianças e adolescentes, o ideal é que a prática seja feita de duas a três vezes por semana, com, no mínimo, meia hora de duração”, comenta Sonia Liston, pediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo.

3 Ingerir alimentos com magnésio

Coloque à mesa alimentos como a couve, o brócolis e o repolho, que são fonte de magnésio e ajudam na absorção do cálcio. “Sem o magnésio, há a inibição dos osteoblastos, que são células construtoras e mantenedoras dos ossos”, explica a nutricionista Daniela Cyrulin.

4 Consumir lácteos de manhã e nos lanches

Como 70% do cálcio do organismo vêm do leite e seus derivados, melhor deixar para ingeri-los no café da manhã e nos lanches. “Nas principais refeições – o almoço e o jantar –, comemos alimentos fonte de ferro e há competição entre os dois minerais pela absorção no organismo”, observa a nutricionista.

5 Evitar refrigerantes e o excesso de sal

Os refrigerantes, principalmente os do tipo cola, e o abuso de sal podem causar a deficiência do mineral. Lembre-se, ainda, de não consumir, na mesma refeição, beterraba, espinafre e acelga. Os três alimentos contêm ácido oxálico, que prejudica a capacidade do organismo para absorver o cálcio.

É fundamental seguir os conselhos e basear o cardápio de seu filho em uma alimentação equilibrada. Dessa forma, ele desenvolve uma estrutura óssea forte, que vai beneficiá-lo, principalmente, na idade adulta.

 

Fonte: Terra

Compartilhar:
    Publicidade