Conheça os 15 erros alimentares de quem pratica musculação

A alimentação é responsável por 50% de todo o trabalho de ganho de massa muscular

alimentação-saudável

Eu sei que é completamente normal focarmos quase que 100% nos exercícios de musculação e na ingestão de suplementos para ganhar massa muscular, e isso acontece pois ficamos ansiosos pelo corpo que sempre sonhamos. Mas eu já disse aqui no blog, e volto a repetir, se você não cuidar da sua alimentação, você JAMAIS vai conseguir o corpo definido que sempre procurou. A alimentação é responsável por 50% de todo o trabalho de ganho de massa muscular, sendo assim, vamos dar a devida importância a ela, beleza?

Existem ao todo 15 erros bastante comuns a quem pratica musculação e estão diretamente relacionados a alimentação do atleta. Vou listar e falar sobre cada uma delas agora para que você possa aprender e evitar caso esteja errando também.

1 – DIETAS TEMPORÁRIAS

Você já deve ter aberto seu Facebook e ter notado aqueles projetos de verão, onde as pessoas tem 30 dias ou menos para perder um determinado peso, ou para ficar musculoso. Isso me dá um verdadeiro desgosto!

Quem é bom mesmo nunca fala em projeto de verão, e sim em estilo de vida. Manter um corpo saudável é um trabalho contínuo, para sempre, deve ser seu estilo de vida. É como eu li uma vez em uma frase, “você treina para seu projeto de verão, eu treino para meu projeto de vida”, e é assim que deve ser.

Projeto de verão acaba, e isso significa que vai voltar a comer besteiras toda hora, parar de se exercitar e voltar a ter um corpo do qual não gosta? Pense nisso.

2 – TREINAR EM JEJUM

Esse é outro erro super comum. As pessoas acham que basta treinar em jejum que o corpo vai queimar muito mais gordura. Na verdade faz um pouco de sentido, mas nesse processo também se vai parte da massa muscular do corpo que é transformado em energia. Quando nosso corpo está em jejum ele entra em estado econômico, deixando nosso metabolismo mais lento e, consequentemente, queimando menos gordura.

Além disso, se for fazer musculação em jejum seu desempenho vai cair muito, tendo resultados muito pequenos. Por isso, se alimente antes de cada exercício.

3 – DIETA DE RESTRIÇÃO DE CARBOIDRATOS

Restringir carboidratos é importante para perca de calorias, mas nem todos os carboidratos devem ser 100% excluídos de uma dieta. Carboidratos que não servem para nada, são calorias vazias e possuem pouco valor nutritivo, como é o caso das massas, farinha branca e açúcares.

No entanto tem uma série de carboidratos saudáveis e que precisam estar inclusos em sua dieta, até porque carboidrato é o que te da energia para treinar todos os dias, são eles: pão integral light, batata doce, massas integrais, arroz integral, milho, aveia, cereal em flocos sem açúcar, torradas integrais são essenciais para garantir o máximo de resultado nos treinamentos e aumentar ainda mais a sua queima de gordura.

4 – CONSUMIR SUPLEMENTOS ALEATÓRIAMENTE

O Brasil em especial é um país que ainda está engatinhando para entender como realmente funcionam os suplementos. Eles funcionam para nos fornecer nutrientes importantes para conseguirmos ganhar massa muscular mais rapidamente, são seguros, mas existe maneiras corretas de ingerir cada tipo de suplemento. Se você pegar para tomar qualquer suplemento que “ache” necessário, então o mais provável é ter problemas em relação a sua saúde.

Somado a isso, a industria se aproveita da falta de conhecimento para vender o máximo que conseguir para os atletas. Procure uma nutricionista, gaste um pouco a mais, mas tenha um acompanhamento médico de qualidade, vai valer a pena lá na frente quando os resultados começarem a chegar.

5 – EXCESSO DE PROTEÍNA

Esse aqui é o pior dos erros, ou pelo menos o mais comum. Todos sabemos que a massa muscular provém da proteína que ingerimos, e sim, é verdade, quem pretende ganhar massa muscular tem que ingerir mais proteínas do que as pessoas sedentárias, mas nem por isso deve ingerir sem controle.

Cada atleta tem necessidades diferentes, e por isso torna ainda mais importante a consulta a nutricionista, que vai te falar quanto de proteína precisa/pode ingerir por dia. Outra desvantagem em ingerir muito proteína é que quando chega em uma determinada quantia o nosso corpo tem a capacidade de transformá-la em gordura.

6 – NÃO SE HIDRATAR CORRETAMENTE

O suor pode nos fazer perder de 2% a 3% facilmente, o que já será mais que suficiente para diminuir consideravelmente seu desempenho. Não sei explicar bem o porque, mas a sociedade está muito mal acostumado a ingerir a quantidade de água necessária para nosso corpo, o que é extremamente prejudicial. Ande sempre com uma garrafinha de água na mochila, e tome bastante água antes, durante e após o treino, principalmente os mais pesados ;)

7 – TROCAR O ADOÇANTE POR AÇÚCAR

Muita gente acha que para ganhar massa muscular é necessário açúcar. Não tem nexo dizer que para hipertrofia muscular é necessário açúcar, aliás, muito pelo contrário. Consumir açúcar e logo depois não exercitar-se é pedir para ganhar gordura, e não massa.

alimentos-saudáveis

8 – EU MEREÇO, JÁ MALHEI HOJE!

Pare de criar desculpas para comer meu amigo! Se quer comer, então coma, mas não fique se iludindo. Comer um chocolate, um salgado ou tomar um sorvete tem que ficar para aqueles dias especiais, como o aniversário de alguém, ou uma festa que você vai. A esolha é somente sua, mas os resultados lá na frente também são. Caso realmente vá optar por comer, escolha alimentos saudáveis, ao menos consegue enganar a vontade de comer besteira.

9 – ALIMENTAR ERRADO DURANTE A NOITE

Um dos maiores erros é passar o dia inteiro de dieta e quanto chega a noite a fome é tanta que acaba devorando um pedaço de bolo, uma pizza ou qualquer outra porcaria. Para que isso não aconteça é necessário que você faça várias mini refeições durante o dia todo (aconselho a comer de 3 em 3 horas) que é o que vai dar resultado.

Eu como sempre nos seguintes horários: 9h, 12h (almoço), 15h, 18h, 21h e 1h (chego da faculdade). Sempre como uma torrrada ou uma fruta nas refeições menos importantes, isso me mantém sempre bem alimentado.

10 – CONTAR CALORIAS

É extremamente comum ficarmos contando calorias para emagrecer. Podemos comer x calorias, ai comemos qualquer coisa de modo que não passemos do valor total. Esse é um grande erro. Um sonho de valsa e uma maça argentina, daquelas bem grandes, tem as mesmas 100 calorias, e nem por isso tem o mesmo efeito dentro do nosso organismo. Pare com essa bobeira e vá se alimentar corretamente!

11 – ABUSAR DOS MINERAIS E VITAMINAS

Minerais e vitaminas podem sim fazer parte da dieta do atleta, mas é necessário um acompanhamento de um profissional, já que é algo delicado. Mas ainda assim se você tomar, não pense que apenas isso vai substituir o valor energético de frutas ou outros alimentos importantes como os vegetais. Os alimentos possuem muito mais nutrientes do que a ciência é capaz de identificar, acredite ;)

12 – CORTAR COMPLETAMENTE A GORDURA

Nem toda gordura é ruim para nosso organismo, já disse isso antes no começo do artigo. Por isso, corte as gorduras ruins e mantenha somente as boas, até porque essas gorduras boas ajudam na fabricação de hormônios anabólicos, que ajudam (e muito!) no processo de ganho e manutenção de massa muscular.

13 -ACHAR QUE ÁLCOOL NÃO AFETA EM NADA

Álcool e bons resultados na musculação são inimigos mortais. Eu poderia escrever outro artigo do tamanho desse só com as malefícios que o álcool proporciona a quem deseja ganhar massa muscular. Se você realmente quer ter um corpo bem definido, simplesmente não beba, NUNCA!

Se estiver com muita vontade, então pense no dinheiro que gastou com suplementos, academia, comprando alimentos caros para um boa dieta, nas horas que passou treinando. Se isso tudo não te incentivar a ficar longe da bebida, beba, mas saiba que esta fazendo um grande retrocesso.

14 – COMER ERRADO DURANTE A NOITE

Durante a noite temos que comer pelo menos 2 horas antes de dormir. Os alimentos tem que ser ricos principalmente em proteínas, com pouco ou nada de carboidratos e gorduras. Durante o sono nosso corpo não gasta energia, por isso não é necessário que consumamos carboidratos. E se consumirmos o mais provável é que seja convertido em gordura.

15 – MANTER O CONTROLE

Eu sei o quão difícil é manter o controle alimentar, acredite! Mas temos que pensar que temos um objetivo, e para atingí-lo é necessário ter controle sobre tudo que ingerimos, e isso engloba principalmente a alimentação. Ter em mente que a alimentação é responsável por 50% de todo o processo para atingir seus objetivos é muito importante, por isso, controle-se, seja lá como for.

 

Fonte: Site Massa Muscular

Compartilhar:
    Publicidade