Conheça os danos causados no corpo pelo consumo excessivo de energético

Elas podem aumentar gravemente as taxas de contração do coração apenas uma hora depois de consumi-las, afirma uma nova pesquisa

O alto consumo de cafeína e taurina podem desencadear uma rápida arritmia cardíaca, palpitações, aumento da pressão e, nos casos mais graves, convulsões e infarto. Foto:Divulgação
O alto consumo de cafeína e taurina podem desencadear uma rápida arritmia cardíaca, palpitações, aumento da pressão e, nos casos mais graves, convulsões e infarto. Foto:Divulgação

Beber uma latinha eventualmente não apresenta riscos, mas a superdosagem de bebidas energéticas pode causar reações como tremores, diarreia e dor de cabeça. Elas podem aumentar gravemente as taxas de contração do coração apenas uma hora depois de consumi-las, afirma uma nova pesquisa.

Os resultados, apresentados no encontro anual da Sociedade de Radiologia da América do Norte, coincidem com o alerta lançado pela American Heart Association. No ano passado, a associação já havia alertado sobre os riscos de taquicardia e aumento da pressão sanguínea após a ingestão excessiva dos energéticos.

Preocupado com os efeitos colaterais que o produto apresenta ao coração durante longos períodos de tempo, Dr. Jonas Dorner, um radiologista residente da sessão de imagem cardiovascular da Universidade de Bonn, na Alemanha, decidiu tirar a prova. Sua equipe e ele analisaram os exames de ressonância magnética de 18 voluntários numa faixa etária de 27 anos, antes e depois de consumir a bebida. Veja só o que mais eles descobriram!

Curto-circuito no cérebro
Dorner explica que a quantidade de cafeína contida numa lata de energético geralmente é três vezes maior do que a encontrada em outras bebidas, como o café ou os refrigerantes de cola. A cafeína altera o funcionamento do sistema nervoso central. Quando o componente chega no córtex cerebral, ele inibe a ação de substâncias químicas produzidas pelos neurônios do sono, como a adenosina, que, entre outras coisas, aumenta a frequência cardíaca.

Sintomas do consumo excessivo

O alto consumo de cafeína e taurina podem desencadear uma rápida arritmia cardíaca, palpitações, aumento da pressão e, nos casos mais graves, convulsões e infarto. Quando comparados, os exames revelaram um aumento significativo nos picos de tensão sistólica no ventrículo esquerdo do coração. A região é responsável por receber sangue rico em oxigênio dos pulmões e bombeá-los na aorta, que distribui o sangue por todo o organismo.

Quanta cafeína pode te matar?

A dose letal de cafeína é de cerca de 5 gramas para adultos, portanto você precisaria de 25 xícaras de café pra chegar a tal ponto, segundo a revista New Scientist. Mas é fácil evitar a morte por cafeína porque os sintomas deste tipo de intoxicação – delírio, náuseas e cefaleia – são bastante incômodos, disse Sarah Kerrigan, uma toxicologista forense da Universidade Sam Houston State, no Texas.

No entanto, casos de intoxicação de cafeína a partir do consumo de energéticos vêm crescendo, principalmente entre adolescentes. A conclusão veio de uma pesquisa desenvolvida durante sete anos pelo Centro de Intoxicação da Austrália, que chamou atenção para a importância de informar jovens e regulamentar a venda da bebida.

Fonte:Yahho

Compartilhar: